Depois de dois anos de envolvimento no projecto Fedora Core Linux, a Red Hat anunciou na sexta-feira passada que os desenvolvimentos e o controlo dos direitos de autor do software Fedora passam a geridos pela Fedora Foundation. A fundação será oficializada em meados de Agosto e funcionará como uma entidade sem fins lucrativos, disse Mark Webbink, deputado do conselho geral da Red Hat.



A Red Hat foi alvo de criticas por exercer uma autoridade excessiva sobre o projecto Fedora, desenvolvido maioritariamente por engenheiros da empresa norte-americana. A criação da fundação parece ser uma forma de mitigar estas criticas uma vez que a sua estrutura se autonomiza da direcção da empresa.

A ideia de criar uma fundação não é nova e segue os exemplos de outras organização do mundo open source como a Apache Software Foundation e a Fundação GNOME, que se mostraram projectos bem sucedidos precisamente por se autonomizarem, ficando livres de pressões de empresas de tecnologia.



O Fedora é uma alternativa ao Red Hat Enterprise Linux (RHEL) da companhia, produto que integra um software servidor de portais de forma a correr sites da Web personalizados e adaptados, assim como aplicações de gestão de conteúdos com vista à publicação de informação nessas páginas da Web. Ao contrário dos produtos comercializados pela Red Hat, o software Fedora não exige o pagamento de licenças.

Este ano a Red Hat deu o primeiro passo em direcção a uma autonomização do controlo da comunidade Fedora ao permitir developers exteriores da empresa adicionassem características extras ao sistema operativo. O primeiro sistema a ser lançado e que inclui estes extras é o Fedora Core 4 e estará disponível no próximo dia 13 de Junho.

Notícias Relacionadas:

2004-05-05 - Red Hat de volta ao mercado desktop

2003-09-30 - Red Hat define nova estratégia que procura acrescentar valor ao Linux

2003-04-07 - Red Hat inicia comercialização de suite de aplicações empresariais Linux