A Red Hat deu a conhecer na semana passada uma nova estratégia intitulada The Open Source Architecture, a qual visa conferir valor acrescentado ao sistema operativo Linux através da disponibilização novas aplicações e serviços complementares e tem como principal objectivo o mercado empresarial.

Este plano consiste na disponibilização de infra-estruturas standard com capacidade para correr e gerir aplicações empresariais em múltiplas plataformas. Com o mesmo, a firma espera poder vir a diversificar a utilização do Linux, diminuir o seu custo de licenciamento e convencer os utilizadores que o referido sistema operativo pode ser utilizado a nível empresarial, tal como é explicado no site oficial da empresa.

A Open Source Architecture irá ser implementada por fases e está dividida em três módulos: plataforma, virtualização e gestão. "Ao dividi-la em módulos estaremos aptos para acrescentar coisas fora do sistema operativo e poderemos fornecer coisas como Java, novos módulos de gestão, assim como aspectos de virtualização e clustering", adianta Paul Cornier, vice-presidente executivo de engenharia da Red Hat à mesma fonte.

Recentemente a Sun Microsystems tomou uma iniciativa semelhante com a criação da Sun Java Enterprise System, uma plataforma idêntica à recém-criada pela Red Hat. No entanto, para os responsáveis da última empresa a solução da Sun "limita os utilizadores na sua escolha de plataforma de hardware".

Ainda segundo Paul Cornier, esta nova da estratégia da Red Hat difere em absoluto da desenvolvida pela Microsoft, uma vez que, em vez de "atafulhar" o sistema operativo com uma série de aplicações, a primeira adopta uma estratégia faseada que permite aos seus utilizadores escolher se preferem as suas soluções open-source ou software de outros vendedores.

Notícias Relacionadas:
2003-09-17 - Sun apresenta nova estratégia de preços e licenciamento para a área de software

2003-04-07 - Red Hat inicia comercialização de suite de aplicações empresariais Linux