A Rede Nacional de Expressos deverá, até ao final deste ano, passar a disponibilizar Internet sem fios gratuita em todos os autocarros da sua frota, num esforço para expandir uma iniciativa que o diretor do serviço classifica como "um enorme sucesso".

O balanço é feito em declarações ao jornal Público, onde Carlos Oliveira conta que atualmente mais de 150 dos 180 autocarros da Rede de Expressos oferecem acesso gratuito à Internet sem fios.

A implementação é levado a cabo em parceria com a Zon, representando um investimento quase nulo para a transportadora, mas cujos inquéritos de satisfação têm "resultados impressionantes", afirma o responsável.

A empresa fez um acordo com a operadora mediante o qual a Zon fornece e instala nos autocarros as placas de rede necessárias. A Rede Expressos paga 7.500 euros por mês pelo serviço.

"É dos investimentos que dá gosto realizar", disse Carlos Oliveira. Segundo o responsável, em média 30 mil utilizadores recorrem, por mês, aos acessos Wi-Fi disponibilizados no interior dos autocarros - que, para além dos que usam computadores, são um recurso a que recorrem um elevado número de utilizadores de smartphones Android, revelou.

Para além do acesso à Internet, os passageiros contam, desde março, com acesso a Conteúdos On Demand, suportados na plataforma de VOD da Zon. A funcionalidade é disponibilizada a todos os que viajam com a Rede e Expressos, não sendo necessário ser cliente Zon para aceder ao menu onde se incluem, por exemplo, filmes e documentários.

As placas de rede instaladas pela operadora permitem ainda que a transportadora tenha acesso, em tempo real, a dados sobre a localização geográfica dos veículos.

Nota da Redação: Foi corrigido o uso indevido de letra maiúscula na palavra março.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.