O último relatório sobre segurança informática realizado junto das agências governamentais norte-americanas por um painel da Câmara dos Representantes, formado para o efeito, atribuiu às mesmas notas muito baixas. Segundo o painel existe "falta de protecção contra hackers, terroristas e outros".



O D- conseguido pelo Governo norte-americano em Setembro de 2000, baixou agora para um "F" a pior classificação, se considerarmos um intervalo de notas de A a F em que a primeira é a melhor e a segunda a pior. Dois terços das agências federais - incluindo os departamentos da Defesa, do Comércio, Energia, Justiça e Tesouro - chumbaram no último "relatório sobre segurança informática".



"A nação não pode dar-se ao luxo de ignorar os riscos associados aos ciber-ataques", afirmou o Stephen Horn, presidente do subcomité do House Government Reform para a eficiência do Governo, citado pela Associated Press. "As agências federais baseiam-se em sistemas informáticos para realizarem operações que são essenciais para o bem estar de milhões de norte-americanos".



Entre os 24 maiores departamentos e agências governamentais avaliados a The National Science Foundation foi a melhor classificada, obtendo um "B+", enquanto à Social Security Administration foi atribuído um "C+" e o nível de segurança informática da NASA mereceu um "C-".



As notas basearam-se em informação facultada pelas entidades ao Office of Management and Budget. Sob uma nova lei federal, as agências governamentais têm de fornecer àquele organismo relatórios regulares sobre os esforços para manterem seguras as suas redes informáticas.



Robert Dacey, director para a segurança da informação do GAO, explicou que a obtenção de classificações mais baixas este ano não significa necessariamente que a segurança das agências governamentais tenha piorado. O responsável afirmou que as falhas se têm tornado mais facilmente identificáveis e compreensíveis, "um importante passo para a resolução do problema". Mas os investigadores continuam a encontrar "falhas sérias e subtis", afirmou.



De quando em quando o GAO costuma hackar os computadores federais para testar a sua segurança ou problemas esporádicos. Em Agosto passado o organismo descobriu que no Commerce Department, por exemplo, alguns computadores não requeriam qualquer password, enquanto outros utilizavam a própria palavra "password" como password.



O responsável do GAO louvou a administração Bush pela recente nomeação de um conselheiro especial para a área da segurança do ciberespaço (ver Notícias Relacionadas), mas afirma que os esforços norte-americanos "não estão a conseguir acompanhar as crescentes ameaças".



A Environmental Protection Agency e o State Department ganharam ambos notas negativas de "D+" na última listagem. À General Services Administration, à Federal Emergency Management Agency e ao Housing and Urban Development Department foram atribuídos "D".



O Agriculture Department, Agency for International Development, Education, Health and Human Services, os Interior Department e Labor Department, o Office of Personnel Management, a Small Business Administration e os Transportation Department e Veterans Affairs Department foram agências governamentais norte-americanas que no relatório obtiveram notas "F".



Notícias Relacionadas:

2001-10-11 - Bush nomeia conselheiro nacional para a segurança do ciberespaço

2001-10-03 - FBI publica a lista das principais falhas de segurança informática