A PlayStation 3 da Sony vai oferecer compatibilidade com um número mais reduzido de jogos na Europa do que nos Estados Unidos e no Japão. A informação foi fornecida pela própria Sony que justifica a situação com as diferenças de design e configuração dos equipamentos.



"A retrocompatibilidade não vai ser tão boa como nos modelos americano e japonês", reconheceu um porta-voz da Sony acrescentando que face aos primeiros modelos, fabricados para a estreia em Novembro, nos novos equipamentos a empresa optou por remover algumas funcionalidades asseguradas por chips dedicados.



A consola vendida no Japão e nos Estados Unidos assegura a compatibilidade com 98 por cento dos jogos antigos.



A terceira geração da consola de jogos da Sony chega ao velho continente a 23 de Março, quatro meses depois do lançamento nos Estados Unidos e no Japão onde começou a ser comercializada em Novembro enfrentando uma forte concorrência da Microsoft, que entretanto renovou a sua XBox e da Nintendo que introduziu a Wii.



Os analistas consideram positiva a informação prévia por parte da Sony das limitações na versão europeia da sua consola, sobretudo depois do conjunto de problemas que a empresa enfrentou nos últimos meses. O atraso no lançamento da consola, por um lado, e a identificação de milhões de baterias defeituosas usadas em portáteis de várias marcas, por outro, marcaram negativamente a imagem da fabricante nipónica.



Para o lançamento na Europa estarão disponíveis um milhão de unidades da nova consola. No mesmo dia a PlayStation 3 estreia-se na Austrália, numa operação que a fabricante japonesa procura tornar mais interessante para os compradores com a oferta já confirmada de uma versão Blu-ray do novo filme do James Bond, Casino Royal, aos primeiros 20 mil compradores.



Na Europa a PS3 vai custar 599 euros na versão de 60GB. A empresa está a preparar uma versão light com 20GB de memória, que só deverá ser comercializada posteriormente.



No mesmo dia a Nintendo a anunciou que não irá fabricar mais consolas Gamecube, geração que precedeu a Wii. A medida estende-se à produção de novos jogos e permitirá à empresa concentrar esforços na Wii e no Game Boy.


Notícias Relacionadas:

2007-01-25 - PlayStation 3 disponível na Europa no final do primeiro trimestre

2006-12-11 - Nova consola da Nintendo ultrapassa PS3 da Sony nos Estados Unidos