A RIM vai baixar o preço do PlayBook, na sequência dos maus resultados de vendas registados durante os primeiros meses em que o tablet esteve no mercado, anunciou o co-diretor executivo da empresa, Mike Lazaridis.

O anúncio foi feito durante uma conferência internacional para dar conta dos resultados do segundo trimestre fiscal da empresa, que terminou no final de Agosto. O corte no preço do tablet faz parte de uma série de medidas que serão postas em marcha para contrariar o fraco desempenho comercial do equipamento.

Durante o trimestre fiscal em análise, a Research In Motion viu a procura do PlayBook ficar-se pelas 200.000 unidades (contadas à saída de fábrica), um valor que fica abaixo das piores expetativas.

Recorde-se que as estimativas de vários analistas reunidas pela Bloomberg apontavam para os 490.000 PlayBooks vendidos entre Junho e Agosto, um número que já era considerado baixo. A título de exemplo, referia-se que, a verificarem-se as previsões, por cada 19 iPads vendidos pela Apple, a RIM comercializava 1.

Ontem a empresa reconheceu que o PlayBooks está "bem abaixo de onde gostariam que estivesse" e anunciou que, para além da descida do preço do equipamento, serão criados programas de incentivo à compra para o segmento empresarial e oferecidos descontos e condições especiais de aquisição para atuais clientes BlackBerry.

Não foram, no entanto, avançados os montantes dos descontos ou qual o novo preço do tablet, que já tinha sido alvo de uma redução no início deste mês, levada a cabo pela cadeia de lojas Best Buy, sem que tivesse ficado claro, na altura, se a descida tinha o acordo da fabricante.

Outra das novidades que se espera ser capaz de ajudar a animar as vendas do equipamento é o lançamento, agendado para Outubro, da versão 2.0 do seu software, que traz acesso nativo ao email, calendário e contactos, uma loja de vídeos com 10 mil títulos a uma solução que vai permitir executar aplicações Android no tablet da RIM.

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