O Linux continua a liderar o ritmo de crescimento mundial no sector dos sistemas operativos para servidor, tanto em receitas como em número de unidades vendidas, de acordo com os últimos dados fornecidos pela Gartner.



Numa análise recente, a consultora de mercado salienta que as receitas mundiais do Linux registaram um aumento de 55,7 por cento durante o terceiro trimestre de 2004 comparativamente aos valores do ano passado, quando o número de unidades vendidas cresceu 45,2 por cento.



O Windows ganhou mais dois pontos percentuais em quota de mercado face ao terceiro trimestre de 2003, somando 36,5 por cento das receitas trimestrais, ou cerca de 4,3 mil milhões de dólares. Já o Unix voltou a baixar ligeiramente, com as receitas a diminuírem 3,6 por cento.



A liderança da IBM foi mantida graças às receitas na área dos servidores, diz a Gartner, que acrescenta que a fabricante continuou com um terço de quota de mercado no terceiro trimestre de 2004. A HP, por sua vez, arrecadou a primeira posição em termos de unidades comercializadas - 468.924 entre um total trimestral de 1,6 milhões. A Dell foi a fabricante que experimentou a maior taxa de crescimento entre as cinco maiores (25% face a igual período do ano anterior).



Segundo a Gartner, o número mundial de servidores comercializados registou um crescimento de 16,3 por cento face ao terceiro trimestre de 2003. As receitas aumentaram seis por cento, para os 11,8 mil milhões.



Na região EMEA o mercado das receitas de servidores atingiu os 3,5 mil milhões de euros para o período analisado, reveladores de um decréscimo de três por cento face aos valores de 2003. Ao contrário, o número de unidades vendidas aumentou 19 por cento comparativamente a período homólogo do ano passado.



Notícias Relacionadas:

2004-05-26 - Vendas de servidores Linux estimulam crescimento global do sector

2004-03-30 - 2004 poderá ser o melhor ano de sempre para o Linux

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.