A bem sucedida Missão Rover da - NASA, que no Domingo conseguiu fazer aterrar uma sonda no planeta vermelho e que tem vindo a enviar dados e imagens recolhidas, está a utilizar tecnologia Java. James Gosling, criador do Java, congratulou-se com este sucesso, afirmando que “nós costumamos falar de "Java Everywhere", que normalmente significa tecnologia Java aplicada à navegação de veículos, imagens, consolas de controlo, e aplicações semelhantes. Desta vez "everywhere" significa tudo isso e mais, porque a tecnologia Java está a ter um grande papel na recente e bem sucedida Missão Rover a Marte, da NASA”.

Os cientistas do Jet Propulsion Laboratories em Pasadena (EUA) utilizam os seus sistemas de controlo baseados em Java para manobrar a sonda Rover “Spirit” no terreno. Essa mesma aplicação, de nome Maestro, foi colocada à disposição dos internautas para download no site http://mars.telascience.org, podendo simular a paisagem marciana e controlar a sonda através dela. O interesse pelo download da aplicação tem sido tanto que algumas funcionalidades do site tiveram de ser suspensas devido ao enorme afluxo de tráfego.

Para além do controle dos Rovers no terreno, a tecnologia Java 3D e Java Advanced Imaging são também utilizadas para a visão e interpretação das imagens em tempo real capturadas pelas sondas.

Segundo um comunicado da Sun, os dados que a NASA obtém através destes programas são partilhados por uma rede distribuída e colaborativa de cientistas e engenheiros, sendo que a capacidade da tecnologia Java de correr em qualquer plataforma permite um diálogo global no âmbito da comunidade científica da NASA.



Notícias Relacionadas:

2003-12-26 - Chegada da sonda Beagle 2 a Marte sem confirmação