Ainda este mês o ainda Presidente dos Estados Unidos da América exigiu que as agências de inteligência conduzissem uma investigação ampla e profunda aos sistemas informáticos utilizados durante as eleições e descobrir se foram, ou não, alvo de ataques.

Entretanto, soube-se que um relatório emitido pela CIA confirmava o envolvimento de hackers com ligações ao governo de Moscovo nas eleições residenciais norte-americanas de novembro, que deram a vitória ao candidato republicano Donald Trump.

Este parecer não foi oficializado pela comunidade de inteligência dos Estados Unidos, mas a tensão entre as duas potências continua a escalar a todo o vapor e não mostra sinais de abrandamento.

Barack Obama afirmou já que Washington está a preparar-se para agir no sentido de punir a Rússia pela interferência no processo eleitoral. E a Rússia já respondeu.

De acordo com a agência Lusa, um porta-voz do Kremlin diz que os Estados Unidos estão a acusar a Rússia sem provas concretas e que isso é “indecente”.

Também esta semana a NBC News avançou, citando oficiais não identificados das agências de inteligência norte-americanas, que existiam fortes indícios que apontavam para o envolvimento pessoal do líder russo Vladimir Putin na campanha cibernética que supostamente atingiu e manipulou os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Se existem efetivamente provas que ligam o Kremlin a estes alegados ataques informáticos, ainda está para chegar a altura que Washington as dê a conhecer ao mundo.

No entanto, a empresa de cibersegurança Recorded Future emitiu, no dia 15, um comunicado no qual declara que um hacker russófono invadiu os sistemas informáticos da Comissão de Assistência Eleitoral (EAC) dos Estados Unidos e roubou centenas de credenciais de acesso aos sistemas informáticos desta entidade que é responsável pela segurança das máquinas utilizadas para realizar os sufrágios eletrónicos.

A Recorded Future diz que conseguiu com sucesso ligar este hacker, que designou por “Rasputin”, à quebra de segurança sofrida pela EAC.