A Microsoft está a ser investigada na Rússia por práticas anticoncorrenciais. O processo diz respeito a possíveis irregularidades relacionadas com as vendas do Windows XP naquele país e será avaliado a 24 de Julho

A suspeita é de que a gigante do software tenha infringido as leis antitrust com o corte na distribuição do sistema operativo, seja do produto isoladamente ou pré-instalado em PC, bem como a política de preços, usando a sua posição dominante para forçar à adopção do Windows Vista.

"As nossas análises de mercado mostram que a mudança para o novo Windows Vista acontece enquanto ainda há procura pelo antigo sistema operativo, o Windows XP", refere o regulador, citado pela Reuters.

"A procura é igualmente confirmada pelo retalho e pelo número de encomendas feitas pelo Governo", acrescentam as autoridades russas.

Do lado da Microsoft, a empresa diz ainda não ter recebido qualquer documento oficial do regulador órgão.

Recorde-se que o suporte ao XP foi suspenso pela fabricante em Abril último. Mantém-se até 2014 a distribuição de correcções de segurança através do Windows Update, para as falhas críticas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.