A Samsung anunciou que terminou o desenvolvimento de protótipos de um ecrã de 17 polegadas baseado na tecnologia OLED - Organic Light Emitting Diode, prevendo o seu lançamento comercial já no próximo ano.



Segundo a empresa, a resolução destes ecrãs é de 1600x1200 pixels e a luminosidade atinge os 400 lumens, o que o torna no maior ecrã OLED do mercado. Em termos de consumos energéticos, os seus gastos serão semelhantes aos de um ecrã de 15 polegadas e a sua espessura será a terceira mais fina, comparativamente aos modelos LCD.



A tecnologia OLED é constituída por semicondutores plásticos luminosos com a capacidade de introduzir ganhos de eficiência em relação a tecnologias de display como o LCD ou CRT. O processo permite facilitar os mecanismos de produção, ganhar flexibilidade e reduzir custos, defendeu a Samsung em declarações citadas pela ZDNet UK.



Até agora a tecnologia não tem sido muito utilizada, uma vez que estavam por resolver algumas questões técnicas, relacionadas com o período de vida dos equipamentos e a combinação dos componentes utilizados, que parecem agora estar solucionados. A tecnologia OLED utilizada pela Samsung é licenciada à Kodak e desenvolvida em conjunto com a NEC, que vendeu a sua posição no consórcio à Samsung no início deste ano.



Notícias Relacionadas:

2003-09-22 - Sony e Samsung equacionam parceria para fabrico de ecrãs LCD

2002-05-27 - Nova gama de monitores MagicBright da Samsung