Chama-se Samsung Takeback And Recycling, ou mais abreviadamente S.T.A.R., e é a proposta da fabricante sul-coreana para a reciclagem de consumíveis de impressão na Europa. O programa irá abranger 16 países, entre os quais Portugal, onde permitirá a recolha dos consumíveis sem encargos para os clientes.



Para devolver toners e tinteiros, os clientes Samsung da Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Suécia, Suiça e Reino Unido, terão que colocá-los na caixa onde foram adquiridos e ir ao site da Samsung para retirar uma etiqueta de "taxa paga". A caixa pode depois ser entregue, sem custos, em qualquer posto dos correios.



Em Portugal e Itália estarão ainda disponíveis serviços telefónicos que permitem fazer a recolha na empresa, sem custos para o cliente. Dentro de dois meses, os novos produtos já surgirão embalados com as etiquetas de portes gratuitos.



Num comunicado, a Samsung explica que o programa S.T.A.R. foi criado para evitar problemas de contaminação em aterros ou incineradoras, afastando os consumíveis de impressão do tradicional fluxo de detritos, e abrangendo também materiais que poderão ser usados novamente. "O programa oferece aos nossos clientes um serviço de reciclagem fácil, conveniente e sem custos, assegurando que os nossos consumíveis são totalmente reciclados e transformados em materiais reutilizáveis", assegura Maarten de Mot van Otterloo, Sustainability Manager Supplies Products, da Samsung Electronics para a Europa.



Informação adicional sobre o programa S.T.A.R. será disponibilizada a partir do endereço www.samsung.com/printer/star.



Notícias Relacionadas:

2005-02-01 - AMI recicla consumíveis e telemóveis para financiar projectos humanitários

2005-01-07 - EBay junta entidades de electrónica de consumo para promoção de campanha de reciclagem

2003-11-24 - Vodafone renova campanha de recolha de telemóveis usados