Depois de ter mostrado os seus produtos de eletrónica de consumo durante a CES, a Samsung trouxe para Portugal o seu portfólio de novidades, que incluem as novas televisões QLED 8K, que aliás, já se encontram à venda em Portugal desde novembro, mas também os novos modelos, com atualização a nível de "firmware", com algumas breves novidades, para uma versão 2019. A fabricante escolheu Portugal, mais concretamente a Alfândega no Porto, para realizar uma conferência de imprensa a nível europeu, liderada por Guy Kinnell, vice-presidente da marca na Europa.

A gama de televisores QLED 8K Q900 tem dois tamanhos disponíveis: 65 polegadas e 85 polegadas. Para além da imagem com maior resolução, e reconhecendo para já a escassez de conteúdos nativos em 8K, as televisões apresentam tecnologia proprietária de inteligência artificial na execução do upscaling das imagens.

A empresa coreana introduziu um novo modelo de 4K, o Q70, assim como a nova Q60. A televisão apresenta o sistema de Picture Quality, para os utilizadores assistirem a uma iluminação de 4.000 nits, que contrasta com o ambiente, através do sistema Quality-lit. Trata-se de uma qualidade utilizada pelos estúdios de Hollywood em 4K, refere o representante da Samsung. A IA da Samsung, mais uma vez, faz um upscalling suave, retirando o ruído das imagens, a nível de todos os novos modelos da fabricante.

O sistema de som surround é garantindo pela harman/kardon, especialista em áudio, enquadrado na tecnologia da Samsung. Da mesma forma, a conectividade está no pensamento da fabricante, para que os utilizadores encontrem rapidamente os conteúdos, seja através do Bixby, o sistema de IA da empresa, mas igualmente a Alexa da Amazon ou o Google.

Na Primavera, a Samsung vai disponibilizar uma aplicação para aceder aos sistemas e obter os serviços de conteúdos de forma integrada. “Somos a primeira fabricante a oferecer este tipo de serviços integrados diretamente na televisão”, destaca Guy Kinnell, “sejam séries de televisão, filmes ou videojogos”, acrescenta.

Já para Portugal, segundo Hugo Botelho, da Samsung Portugal, a Bixby vai chegar este ano, mas apenas em inglês, para já. O sistema faz parte da tecnologia Universal Guide, que permite procurar conteúdos por género, como por exemplo, filmes de terror, sendo sugerido em que plataformas existem esses mesmos (Netflix, RTP, etc.).

Infelizmente, o Universal Guide ainda não tem data de chegada a Portugal. Foi no entanto garantido o serviço de filmes do iTunes para a Primavera.

O novo modo ambiente dinâmico também recorre à IA para ajustar a luminosidade automaticamente mediante a iluminação da sala, para que se enquadre melhor no local. O sistema é igualmente sincronizado com o ambiente sonoro, reduzindo ainda os gastos de consumo. O comando do televisor tem um microfone que capta o ruído da sala de estar, por exemplo, e calibra o som do equipamento em conformidade.

Para o caso de não estar a ser utilizada, a televisão pode ser um camaleão e adaptar-se à decoração da sala. O sistema The Frame e The Serif, apresenta fotografias e quadros famosos para dar uma ajuda na decoração. A diferença dos modelos é que o The Frame apresenta molduras para a parede, enquanto a The Serif tem suportes próprios para colocar em cima de um móvel. De salientar que os compradores podem escolher uma cor para a moldura (um encaixe de plástico em torno do ecrã, para simular um quadro) com cores de madeira ou branco e preto, por exemplo. Os utilizadores podem comprar à parte, ainda que a Samsung não tenha planos para os comercializar.

Os novos televisores serão lançados em tamanhos de 43, 49 e 55 polegadas. Claro que a televisão de 75 polegadas, baseado em Micro Led, anunciado na última CES, foi referida na apresentação. O sistema não tem bezels (molduras), permitindo obter qualquer tipo de resoluções, sem limitações, pela combinação de vários módulos.

No que diz respeito a inovação, a Samsung destaca o tamanho, forma e design, com os televisores a funcionarem como um hub para ajudar no quotidiano das pessoas. A Samsung tem ainda interesse em introduzir aplicações de redes sociais, desde o Instagram ao Pinterest, para ser acedido a partir da televisão.
(em atualização)

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.