A Samsung deve lançar em 2013 um smartphone com o sistema operativo móvel Tizen, um projeto desenvolvido em parceria com a Intel e atualmente com a NTT DoCoMo, a maior operadora de telecomunicações do Japão. Caso os primeiros lançamentos sejam bem acolhidos, é provável que a marca sul-coreana troque o Tizen OS pelo sistema Bada.

O Tizen é a continuação do projeto MeeGo que era suportado pela Nokia e pela Intel, mas que depois de lançado o N9 entrou em fase de descontinuação. A fabricante de chips não desistiu do projeto e arranjou na Samsung um novo parceiro para a joint-venture. O novo projeto acaba por ser uma fusão do MeeGo com o Bada.

O novo sistema operativo será open source e baseado em Linux, tal como o Android, pelo que poderá cativar bastantes utilizadores e programadores um pouco por todo o mundo. Mas o primeiro plano passa pelo lançamento do smartphone no Japão e daí a parceria com a NTT DoCoMo, como avança o jornal japonês Yomiuri Shimbun.

Em 2012 foi revelado o primeiro protótipo de smartphone e de sistema operativo móvel Tizen, conhecido como Laskspur. Também está disponível uma primeira versão do kit de desenvolvimento de aplicações.

Com o lançamento de um novo sistema operativo móvel a Samsung liberta-se de certa maneira da relação que tem com a Google. A marca sul-coreana fica ainda com uma posição muito privilegiada no mercado: tem dispositivos com Android, tem dispositivos com Windows Phone e se por alguma razão estes dois ecossistemas não vingarem, a empresa tem alternativas próprias em carteira.

Num plano semelhante, também a Nokia já referiu que caso a aventura com o Windows Phone não corra bem, tem em reserva uma outra alternativa.

Com o lançamento do primeiro telemóvel Tizen, a Samsung teria ainda uma nova arma para lutar contra a Apple, sobretudo no mercado asiático onde a expressão da marca da maçã é relativamente baixa em comparação com as marcas locais.

O ano de 2013 também deve assistir à chegada do Firefox OS além do já mais que anunciado e já mais do que revelado BlackBerry OS 10.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico