Anunciado durante a CES em janeiro, a Samsung lançou globalmente o seu novo monitor de gaming, o Odyssey OLED G9. Este monitor destaca-se pelos recursos avançados para os jogadores mais exigentes. Começando pelo seu tamanho de 49 polegadas e um tempo de resposta de 0,03 ms GtG e taxa de atualização de 240 Hz. O sistema utiliza inteligência artificial no upscaling para aumentar a qualidade das imagens.

O monitor dá continuidade à linha lançada no ano passado, com o Odyssey OLED G8, melhorando alguns dos aspetos anteriores. O novo ecrã tem uma curvatura de 1800R, sendo o primeiro ecrã OLED, segundo a Samsung, a oferecer uma resolução Dual Quad High Definition (5120x1440) a um rácio de 32:9. Este monitor equivale a ter dois ecrãs QHD lado a lado.

Veja na galeria imagens do monitor:

A fabricante pretende apostar todas as fichas neste modelo com a adição do chip Neo Quantum Processor Pro, que utiliza um algoritmo de aprendizagem (deep learning) para analisar as imagens com IA, aumentando automaticamente a escala para ajustar o brilho e amplificar o contraste. O monitor restaura os detalhes, com imagens mais brilhantes, a cada pixel, diz a Samsung.

O modelo suporta ainda AMD FeeSync Premium Pro, assim como DisplayHDR True Black 400, para imagens mais vivas e detalhadas, seja a jogar ou a assistir a outros conteúdos.

Sendo um monitor para gaming, o seu design pretende ser também bastante apelativo, com uma linha fina e uma estrutura metálica. Na traseira do equipamento está o sistema de iluminação CoreSync e o Core Lighting+, em sintonia com as cores no ecrã, ajudando a criar um ambiente mais imersivo. O equipamento tem ainda colunas estéreo incorporadas.

Semelhante à sua gama de televisores, o monitor conta com o Samsung Gaming Hub, assim como aplicações das Smart TVs, abrindo o acesso aos serviços de streaming de jogos e séries televisivas. Pode aceder ao Xbox Game Pass ou NVidia GeForce Now para jogar os seus catálogos em cloud gaming.

O Odyssey OLED G9 suporta Multi View, que permite reproduzir jogos em até dois ecrãs em simultâneo. E quanto a conexões, suporta HDMI 2.1, micro HDMI 2.1, Display Port 1.4 e Auto Source Switch+. Tem ainda um hub USB central.

O novo monitor da Samsung chega ao mercado ainda durante este mês de agosto por 2.199 euros.