Na última CES, a HP e a Dell revelaram os seus planos para modelos de portáteis com ecrãs OLED. Mas a Samsung, que havia deixado no ar a produção da tecnologia, avança oficialmente com o compromisso de lançar “o primeiro ecrã OLED do mundo de 15,6 polegadas a debitar imagens 4K”. Ainda assim, em março chegam os portáteis XPS 15 da Dell, o Alien m15 e G15, e a HP irá lançar o Spectre x360 OLED em julho. Provavelmente terão a tecnologia da Samsung, já que a fabricante coreana não especificou quais as marcas que a iriam utilizar.

Nas palavras do diretor de marketing, Yoon Jae-nam, os ecrãs irão oferecer HDR, uma excelente reprodução de cor e boa visibilidade quando utilizado em ambientes ao ar livre. No comunicado oficial, em coreano, a divisão de ecrãs da Samsung refere que o OLED UHD (3840x2160) começará a ser fabricado em meados de fevereiro, ficando disponível para os fabricantes de portáteis a nível global. A empresa refere que a sua resolução 4K vai oferecer uma imagem premium, com realce nos jogos, design gráfico, visualização de vídeo, e outros elementos multimédia.

tek samsumg display

É ainda explicado que cada pixel da tecnologia tem a sua própria “iluminação”, o que permite desta forma ter acesso a pretos verdadeiros quando estão desligados, mantendo as especificações do True Black. Espera-se que o brilho alcance os 600 nits, mantendo a certificação DisplayHDR 600, assim como 34 milhões de cores. Em comparação com os convencionais LCD, os ecrãs OLED são mais finos, leves e consomem menos energia, destaca a fabricante.

De recordar que a Samsung revelou um portátil gaming durante a CES, com a tecnologia de placas gráficas mais recentes da NVidia, embora não tenha estabelecido ligações com o novo ecrã. Combinadas as características, o portátil poderia ser um bom showcase do que a fabricante coreana anda a desenvolver.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.