A SAP apresentou ontem, na CeBIT, o seu novo programa "Smart Business Solutions", para o mercado das pequenas e médias empresas (PMEs), uma iniciativa que se dirige a segmentos distintos deste mercado, baseando-se nos diferentes graus das necessidades empresariais para a área das Tecnologias de Informação.



No âmbito do Smart Business Solution, e para as PMEs com necessidades elevadas de individualização e funcionalidades empresariais específicas, a SAP apresenta soluções baseadas na plataforma de eBusiness mySAP.com, que são adaptadas, configuradas e complementadas pelos Parceiros de Canal da SAP.



Para as PMEs que requerem um menor grau de sofisticação em termos de individualização e de funcionalidades empresariais específicas nas suas soluções de Tecnologias de Informação, a SAP promete reservar igualmente uma nova aplicação.



Com o objectivo de garantir o desenvolvimento e suporte destas soluções para as PMEs, a empresa de soluções colaborativas de software informou ontem que será criada uma nova unidade de negócio, denominada Business Unit Small & Medium Businesses (BU SMB).



De acordo com o explicado pela SAP em comunicado enviado à imprensa, o seu novo produto de soluções avançadas dirige-se às necessidades operacionais essenciais das PMEs, tais como contabilidade, finanças, gestão de clientes, compras e vendas, logística, bem como relatórios e análise. Apresenta igualmente ferramentas analíticas para observação das operações realizadas por uma organização, alertas online para detecção de eventos colaborativos, de resolução de problemas e costumização de relatórios.



A solução baseaia-se no TopManage, um produto desenvolvido e comercializado pela empresa de software israelita, TopManage Financial Solutions a quem a SAP adquiriu os direitos do produto que por sua vez será integrado na recém-criada unidade de negócio para o mercado das PMEs - a qual terá a missão de proceder ao desenvolvimento das Smart Business Solutions da SAP e dos seus parceiros, e de apoiar o fornecimento de soluções específicas e costumizadas.



A solução suporta a base de dados Microsoft SQL Server e o sistema operativo Microsoft Windows. A sua arquitectura aberta integra a plataforma empresarial mySAP.com, dando às empresas a possibilidade de dimensionarem as aplicações consoante o crescimento do seu negócio. O novo produto da SAP estará disponível, principalmente, através dos múltiplos canais indirectos.



É também objectivo da SAP aumentar a sua comunidade de parceiros de canal em todo o mundo, recrutando "parceiros com experiência em áreas específicas e 100 por cento focalizados no mercado das PMEs". Como parte do programa, serão estabelecidas parcerias com fornecedores de software independentes (ISVs) que já forneçam as suas soluções em diversas línguas, para mercados específicos, mas que também pretendam optimizar o desenvolvimento e a manutenção, incorporando as funções essenciais de ERP da SAP.



Notícias Relacionadas:

2002-03-11 - PT-Sistemas assina acordo de cooperação com SAP Portugal

2002-02-20 - SAP AG pretende fundir SAP Markets e a SAP Portals para criar nova empresa

2002-02-06 - SAP cria unidade de Business Development

2001-11-06 - SAP revela tecnologia mySAP que permite integração aberta