A SAP anunciou ontem o
lançamento do NetWeaver, uma plataforma aplicacional e de integração concebida para assegurar a continuidade da capacidade de expansão de uma organização em termos de ambientes heterogéneos de Tecnologias da Informação e permitindo a integração de pessoas, informação e processos de negócio, quer ao nível tecnológico como
das estruturas.

O SAP NetWeaver foi concebido para ser altamente inter-operacional com as infra-estruturas .Net
da Microsoft e WebSphere da IBM, explica a empresa em comunicado. O objectivo é oferecer aos clientes a flexibilidade
necessária para administrarem ambientes heterogéneos ao mesmo tempo que minimiza a sua complexidade e reduz o Custo Total de Propriedade (TCO - Total Cost of Ownership).

Para além disso, garante a SAP, consiste numa "plataforma optimizada para os vários modelos de negócio e serviços que as soluções SAP contemplam", tendo também em especial consideração a forma de distribuição do novo Enterprise Services Architecture (ESA), um plano de aplicações empresariais. Desta forma, actua como a espinha dorsal de toda a suite de soluções da companhia alemã, enquanto infra-estrutura "completa, aberta e flexível" que permite às empresas integrar valor adicional a partir dos investimentos em TIs que já realizaram.

A SAP, a IBM e a Microsoft criaram recentemente centros de apoio de
tecnologias colaborativas, orientados para os projectos de clientes em torno da utilização do NetWeaver e à sua integração com o WebSphere e a .Net. O NetWeaver apresenta duas funcionalidades inovadoras destinadas a ampliar o alcance da oferta tecnológica para além das capacidades da tecnologia mySAP. Uma é a Composite Application Framework e possibilita a criação de novas aplicações para processos cruzados de negócios, mediante ferramentas, contextos, regras e metodologias.

A outra funcionalidade são os serviços de Master Data Management, uma oferta padronizada criada para ir de encontro às necessidades de integração de dados oriundos de vários sistemas, locais e revendedores, que assegura a integridade da informação ao longo de toda a rede de negócio, ao permitir às empresas consolidar, harmonizar e centralizar a informação fundamental proveniente de diversos ambientes tecnológicos.

A produtora alemã de software realizou esta semana em Lisboa o SAP Strategic Solutions, um evento anual da companhia, subordinado ao tema "Da Eficiência à
Rentabilidade". Este ciclo de conferências contou com a participação de mais de 70 oradores, entre os quais a Directora Representante das Nações Unidas em Portugal, que representa 34 organizações, entre eles clientes e parceiros da SAP.

A sessão da quarta-feira, dia 19, foi
completamente dedicada ao sector público, tendo-se abordado a questão do
e-Government, da modernização da Administração Pública. Ontem teve
lugar um seminário dedicado ao mercado empresarial, onde foi destacado
assuntos como a competitividade nacional, benefícios tangíveis e
Enterprise Resource Planning (ERP).

Notícias Relacionadas:

2003-03-13 - Cebit
2003 - SAP divulga plano para aumentar as vendas junto de PMEs