A IBM e a SAP anunciaram hoje um reforço da parceria entre as duas empresas, que faz da IBM o primeiro fornecedor premium, e o parceiro por excelência, de serviços de infraestrutura, transformação de negócio e gestão de aplicações, da oferta Rise with SAP.

O acordo visa facilitar a adoção de abordagens de cloud híbrida junto dos clientes SAP, ou mesmo a migração das soluções assentes em tecnologia da empresa para ambientes de cloud pública. A IBM assegura tecnologia e consultoria, para apoiar estes processos de transição de cargas de trabalho e aplicações críticas on premise, para a IBM Cloud.

As empresas anunciaram ainda o lançamento de um leque de novas soluções e serviços de consultoria para acelerar a transição para SAP S/4HANA Cloud. O programa Breakthrough assenta numa “plataforma flexível e escalável de soluções e serviços”, com ferramentas para “planear, executar e suportar uma transformação holística do negócio”, explica-se.

“Como transformar” continua a ser um desafio para muitos. A SAP quer ajudar com a RISE
“Como transformar” continua a ser um desafio para muitos. A SAP quer ajudar com a RISE
Ver artigo

Note-se que esta transição para SAP S/4HANA Cloud, tendo como base a cloud da IBM, na verdade já era trabalhada pelas duas empresas e há até um estudo a IDC, a relatar os resultados apurados pelos clientes. Segundo a pesquisa, 90% das empresas identificaram um aumento das receitas após a transição, 80% identificaram poupanças de custos operacionais e nove em cada 10 reconhecem ter alcançado ganhos de produtividade.

“O Breakthrough é um excelente complemento ao RISE With SAP, por disponibilizar as bases para que os nossos clientes embarquem ou avancem na transformação do seu negócio”, destaca Brian Duffy, presidente da SAP para a área de cloud, defendendo que a combinação terá impacto no ritmo de adoção de soluções cloud.

John Granger, vice-presidente sénior da IBM Consulting, complementa estas declarações sublinhando que no foco das duas empresas estão todos os clientes, mas sobretudo aqueles que operam em mercados altamente regulados e que enfrentam por isso desafios adicionais nesta transição.

A oferta Rise With SAP está disponível em Portugal há cerca de um ano. Assenta numa lógica de disponibilização de serviços e ferramentas, que abrangem desde o redesenho de processos de negócio, migração técnica ou infraestrutura em cloud.

Como explicava algum tempo depois José Tavares, diretor de soluções e inovação da SAP Portugal, em entrevista ao SAPO TEK, trata-se de uma oferta que assenta em quatro pilares principais.

É uma solução nativa em cloud sobre qualquer hyperscaler, em que a SAP é o único ponto de contacto; efetua um redesenho dos processos de negócio assentes num ERP de nova geração em tempo real, permitindo processos com Inteligência Artificial integrada, automação via robots e analítica avançada; e concede o acesso às redes de negócios da SAP para compras, gestão de ativos, operadores logísticos, sob a forma de starter packages.

Inclui ainda acesso à SAP Business Technology Platform, a plataforma tecnológica que suporta as soluções SAP, onde os clientes e parceiros podem desenvolver inovações para complementar e integrar soluções e a partir da qual conseguem aceder a tecnologias como Blockchain, ML, IoT, entre outras.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.