Depois de ter instaurado um processo judicial relacionado com o Linux contra a IBM no mês passado, o SCO Group revelou ontem o
lançamento de uma distribuição do Linux para a linha de processadores Itanium da Intel, denominada Linux
Server 4.0
. Esta versão custa 999 dólares por cada sistema com quatro
chips Itanium 2 no máximo e inclui um ano de assinatura gratuita do serviço de actualização de software da SCO.

O Linux Server 4.0 baseia-se na versão 1.0 da distribuição do Linux
desenvolvida pelo consórcio UnitedLinux que, para além da SCO, inclui a SuSE, a Conectiva e a Turbolinux. As companhias formaram o consórcio no sentido de contrariar a crescente influência da Red Hat, a principal produtora de software para Linux.

A SCO já tinha colaborado com a IBM para o desenvolvimento de uma versão do UnixWare, a sua distribuição proprietária do Unix, chamada Projecto Monterey. Esta colaboração decorreu antes da SCO ter sido adquirido pela Caldera, outra distribuidora do sistema operativo open-source.

Contudo, a IBM abandonou o Projecto Monterey em favor do Linux, frustrando assim as expectativas da SCO. Em resposta, esta companhia instaurou o processo judicial contra a gigante de informática em que a acusa de ter utilizado o projecto de parceria como um mecanismo para se apropriar ilegalmente de segredos industriais relativos à forma de correr o Unix em processadores Intel que foram alegadamente empregues pela IBM para melhorar a forma como o Linux funciona em processadores Intel.

Há duas semanas atrás, a SCO avisou que este processo poderá prejudicar o seu negócio e denegrir a sua imagem junto da indústria informática. Também a alemã SuSE, parceira da SCO que desenvolve o software UnitedLinux do qual esta depende, afirmou recentemente que está a reavaliar a sua relação com a SCO devido à acção judicial.

Contudo e embora a maior parte das suas vendas derivem de produtos Unix, a SCO pretende continuar a apostar no Linux. Este Linux Server 4.0 para
chips Itanium inclui funcionalidades de administração remota,
capacidades de clustering que permitem que um sistema continue a funcionar mesmo se outro falhar e ferramentas de auditoria de segurança.


Notícias Relacionadas:


2003-03-07 - SCO
processa IBM por alegada apropriação não autorizada de tecnologia
Unix


2002-08-28 - Caldera
inicia renovação e passa a utilizar o nome da antiga SCO


2002-05-31 - Quatro
grandes de Linux unem-se para desenvolver distribuição empresarial


2001-06-29 - Caldera cobra por cada cópia da sua distribuição de
Linux


2001-05-08 - Caldera Systems compra SCO

2001-04-27 - Caldera adquire SCO OpenServer