Mantendo a ameaça que havia feito quando iniciou em Março o processo em tribunal, o grupo SCO avisa agora a IBM de que poderá revogar as suas licenças de utilização do AIX - o sistema operativo desenvolvido a partir do código do Unix - caso não seja realizado um acordo até à meia-noite de amanhã. Na prática esta revogação da licença do AIX leva a que todos os utilizadores deste sistema operativo passem a usar este código de forma ilegal, indica a SCO.


Em declarações à agência Reuters, Darl McBride, presidente e director executivo da SCO disse que "se não houver um resolução até à meia noite de sexta feira, dia 13, o mundo AIX vai ser um local diferente". O presidente da SCO afirma que os passos seguintes estão definidos, passando pela revogação da licença da IBM de usar código Unix no seu sistema operativo AIX. Desta forma todos os utilizadores deste sistema passarão a estar numa situação de ilegalidade, defende a empresa.



Do lado da IBM não foi confirmado se existem negociações para cumprir a deadline imposta de sexta feira. A porta voz da empresa, Trink Guarino, afirmou à agência Reuters que "a IBM acredita que o contrato que diz respeito ao AIX é irrevogável e perpétuo e não há nada mais a discutir".


O processo iniciado em Março pela SCO contra a IBM exige uma indemnização de mil milhões de dólares pela alegada violação de propriedade intelectual do Unix no código usado no sistema operativo Linux. A SCO afirma que partes do código do Unix foram copiados no Linux, um sistema operativo open-source que foi desenvolvido de forma colaborativa pela comunidade de programadores.



Após a instauração do processo contra a IBM a SCO avisou mais de 1.500 empresas sobre a possibilidade de estas estarem a violar a propriedade intelectual do Unix. Recorde-se que a SCO afirma ter adquiriu estes direitos e patentes à Novel em 1995, numa altura em que a empresa ainda usava a designação Caldera antes da compra da Santa Cruz Operation.



Depois de ter iniciado este movimento para a alegada defesa dos direitos e patentes do Unix, a SCO já conseguiu uma acordo de licenciamento com a Microsoft e afirma ter feito outros acordos semelhantes com várias empresas

Notícias Relacionadas:

2003-06-05 - SCO mostra código do Unix no Linux a analistas e reabre site alemão

2003-05-30 - SCO
continua a gerar polémica na defesa dos direitos de propriedade de
Unix

2003-05-27 - Grupo
alemão LinuxTag desafia SCO a apresentar factos que comprovem argumentos
legais

2003-05-19 - Microsoft licencia código Unix a SCO
2003-05-15 - SCO
ameaça empresas de implicação em processo sobre direitos de Unix

2003-03-07 - SCO
processa IBM por alegada apropriação não autorizada de tecnologia Unix