
De acordo com a imprensa internacional, vários parceiros da Microsoft ouviram interações dos utilizadores com a sua Xbox One. No início deste mês de agosto, foi tornado público que alguns excertos de chamadas por Skype e interações com a assistente virtual Cortana chegaram aos ouvidos de funcionários da empresa, mas a Vice adianta agora que o "leak" interno também afetou a divisão de gaming da empresa.
A Xbox só deveria captar áudio aquando de um comando de ativação, como "Xbox" ou "Hey Cortana", que tem de ser dito em voz alta para a consola. No entanto, as gravações parecem ter sido despoletadas acidentalmente.
Os parceiros com que a Vice conversou afirmam que isto acontece desde uma altura em que a Cortana ainda nem sequer marcava presença na consola, uma vez que o sistema Kinect podia ser utilizado para captar comandos de voz.
Tal como alegam outras gigantes tecnológicas, como a Apple, a Google ou a Amazon, a Microsoft diz ter ouvido estes áudios para poder reunir insights que a permitissem melhorar produtos e serviços. "Há muito que somos transparentes sobre a recolha de dados auditivos", escreve a empresa em comunicado.
Nos casos semelhantes que envolveram Apple, Facebook e Google, a prática foi suspensa. A Amazon tornou-a numa opção do utilizador.
Em destaque
-
App do dia
Cuidar bem do seu bicho de estimação também pode passar por usar uma app -
Site do dia
Mergulho da morte adiado: Juno vai mostrar a beleza de Júpiter por mais uns anos -
CES 2021
Todas as tendências da principal feira de tecnologia nos EUA -
Especial: O melhor e pior de 2020
-
Montra TEK
Quais são os 10 smartphones mais poderosos de 2020?
Comentários