De acordo com a imprensa internacional, vários parceiros da Microsoft ouviram interações dos utilizadores com a sua Xbox One. No início deste mês de agosto, foi tornado público que alguns excertos de chamadas por Skype e interações com a assistente virtual Cortana chegaram aos ouvidos de funcionários da empresa, mas a Vice adianta agora que o "leak" interno também afetou a divisão de gaming da empresa.

A Xbox só deveria captar áudio aquando de um comando de ativação, como "Xbox" ou "Hey Cortana", que tem de ser dito em voz alta para a consola. No entanto, as gravações parecem ter sido despoletadas acidentalmente.

Google Assistant fica "surdo" para rever práticas. Apple na mira também tapou "ouvidos" da Siri
Google Assistant fica "surdo" para rever práticas. Apple na mira também tapou "ouvidos" da Siri
Ver artigo

Os parceiros com que a Vice conversou afirmam que isto acontece desde uma altura em que a Cortana ainda nem sequer marcava presença na consola, uma vez que o sistema Kinect podia ser utilizado para captar comandos de voz.

Tal como alegam outras gigantes tecnológicas, como a Apple, a Google ou a Amazon, a Microsoft diz ter ouvido estes áudios para poder reunir insights que a permitissem melhorar produtos e serviços. "Há muito que somos transparentes sobre a recolha de dados auditivos", escreve a empresa em comunicado.

Nos casos semelhantes que envolveram Apple, Facebook e Google, a prática foi suspensa. A Amazon tornou-a numa opção do utilizador.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.