É um alerta da empresa japonesa, em resposta às temperaturas altas que se têm feito sentir na Europa. De acordo com a Nintendo, a Switch pode sobreaquecer e desligar-se subitamente para proteger os circuitos, caso seja utilizada em ambientes onde se façam sentir mais de 35º C.

A empresa alertou ainda os jogadores para garantirem que a ventilação da consola se mantém desbloqueada de qualquer obstáculo para que o ar possa circular livremente e para manterem a doca fixa num local que não esteja particularmente exposto ao calor.

A Valve juntou-se aos alertas, uma vez que a sua Steam Deck pode ser igualmente impactada em condições semelhantes. Note que o processador da Steam contém a performance ao atingir temperaturas de 100º C e desliga-se automaticamente aos 105º C. Depois disso, o sistema protege-se, reduzindo a velocidade de carregamento da bateria e a velocidade dos downloads e do SSD, por forma a manter o desempenho da placa gráfica o mais estável possível.

Apesar de portáteis, as consolas não garantem o melhor sistema de arrefecimento possível, muito por conta da sua condição de portabilidade. Em Portugal, as temperaturas vão manter-se acima dos 35º C em algumas regiões do país, pelo que se estiver a planear levar a sua Nintendo Switch ou o seu Steam Deck para a rua, sugerimos-lhe que consulte o boletim meteorológico antes de sair de casa.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.