A Xiaomi Electric Scooter 4 estreou-se em 2022, em variações Pro e Lite, equipadas com um motor de 700W, sendo capaz de atingir uma velocidade máxima de 25km/h. A fabricante chinesa apresenta agora a segunda geração do modelo para ambas as versões. O mote é o mesmo, maior capacidade de mobilidade urbana, mas com capacidade de deslocação mais inteligente e eficiente.

A versão Pro é mais potente, procurando satisfazer quem procura mais desempenho e autonomia. Tem uma bateria de 468 Wh a 48 V, com capacidade de autonomia até 60 quilómetros. O seu motor tem uma potência nominal de 400 W, sendo capaz de atingir até 1.000 W em momentos de pico. A Xiaomi considera o modelo uma das scooters elétricas mais poderosas dentro da sua categoria.

Veja na galeria imagens da Xiaomi Scooter 4 Pro e Lite (2ª Geração):

A Xiaomi Electric Scooter 4 Pro (2ª Geração) tem rodas melhoradas e aumentadas de 54 para 60 mm, permitindo melhor aderência nas curvas, diz a marca. O sistema de iluminação conta com luzes dianteiras e traseiras automáticas e indicadores de direção. A aplicação Xiaomi Home comunica via Bluetooth com a trotineta, acedendo a informações detalhadas, assim como o controlo do veículo.

O sistema de dobragem foi revisto e a Xiaomi diz que bastam 3 segundos para arrumar a trotineta numa mala de um automóvel, por exemplo. O chassis é feito a partir de alumínio aeronáutico, prometendo mais resistência e durabilidade, assim como a capacidade de carga de 120 kg. Os travões de disco duplos da roda traseira garantem travagens mais seguras.

Quanto à versão Lite, trata-se de um modelo de gama de entrada, para quem procura preços mais acessíveis. Tem autonomia para 25 quilómetros e é capaz de suportar carga até 100 quilos. Tem seis mecanismos de proteção da bateria e um motor de tração traseira de 390 W. Este consegue subir inclinações até 15%.

Em comparação com a primeira geração, os preços das novas trotinetas da Xiaomi são mais acessíveis. A versão Lite custa 299,99 euros e a Pro pode ser adquirida por 549,99 euros.