Segurança e privacidade são agora palavras de ordem na estratégia da Microsoft. Numa mensagem de correio electrónico enviada ontem, 16 de Janeiro, aos funcionários da empresa - a que a agência Associated Press teve acesso -, o presidente da gigante do software afirma que tais características deverão passar para primeiro plano, substituindo a necessidade de adição de novas capacidades aos produtos Microsoft.



"Para a Microsoft, dar ênfase à segurança é mais importante do que qualquer outra coisa. Se não o fizermos, as pessoas simplesmente não poderão tirar vantagem de todo o outro grande trabalho que fazemos", pode ler-se, segundo a Associated Press, no email enviado por Bill Gates. "Se tivermos de escolher entre acrescentar novas características ou resolver as questões ligadas à segurança, precisamos de escolher a segurança", continua o presidente da empresa.



Denominando a iniciativa como "Trustworthy Computing", algo que poderá ser traduzido aproximadamente por "computadores dignos de confiança", Bill Gates salientou que esta era sem dúvida a "grande prioridade" da empresa.



A mudança de estratégia está com certeza relacionada com os recentes problemas de estabilidade e segurança encontrados em alguns dos produtos Microsoft. Ainda na passada terça-feira, a gigante do software teve de resolver a falha técnica que ocorreu num dos seus servidores e que levou a que sistema de actualização automática da empresa falhasse frequentemente durante os cinco dias anteriores. O problema causou consternação entre os utilizadores do sistema operativo Windows, que estavam impedidos de fazerem o download de códigos de correcção para buracos de segurança, afectando maioritariamente utilizadores do Windows XP (ver notícias Relacionadas).



Já em Dezembro a eEye dava conta de graves problemas de segurança no Windows XP (ver Notícias Relacionadas) - um sistema que supostamente beneficia da Secure Windows Initiative, um recente programa de segurança da empresa - e mais recentemente os peritos de segurança, FBI incluído, vieram a púbico aconselhar os utilizadores daquele sistema operativo a fazerem o download do código de correcção para solucionar as vulnerabilidades.



Além de evidenciar a segurança, no seu email Bill Gates mencionava ainda a privacidade. "Os utilizadores deverão poder controlar a forma como os seus dados são utilizados", escreveu também o presidente da Microsoft.




Notícias Relacionadas:

2001-01-15 - Problema em servidor Web da Microsoft impede download de códigos de correcção

2001-12-22 - eEye descobre três vulnerabilidades de segurança no Windows XP