O Kinect para Windows vai chegar nos próximos meses a mais 19 países, nos quais se incluí Portugal. O sensor de movimentos vai receber uma atualização de software com várias melhorias de controle e ainda a possibilidade de receber comandos de voz em quatro novos idiomas, anunciou a Microsoft.


Desde que começou a ser comercializado, em fevereiro, o Kinect para Windows está disponível no mercado norte americano e em alguns países da Europa, num total de 12 mercados, trazendo para o PC a possibilidade de dispensar a utilização de comandos, recorrendo ao corpo e a movimentos, tal como acontece na consola de jogos Xbox 360.


As possibilidades de alargamento da sua utilização a diversas áreas e aplicações tem sido uma das preocupações da Microsoft, que investiu em programas de teste e adoção por parte dos programadores, mas também no Kinect Accelerator, que pretende ajudar a criar um ecossistema entre a comunidade de desenvolvimento para incentivar a criação de novas aplicações que tirem partido deste dispositivo.


Alguns projetos com potencial têm sido apresentados ao mercado, entre os quais o que possibilita a utilização do sensor para ajudar a comprar jeans, como o que foi apresentado no Women’s Denim Days na Bloomingdale’s em Los Angeles, ou a “avaliar” melhor os carros Nissan, com um catálogo que segue os movimentos do utilizador. Em Espanha está a ser usado num hospital para ajudar oa médicos a interagir com os computadores durante procedimentos cirúrgicos.




[caption][/caption]

A atualização de software para a versão 1.5, prevista para maio, traz novas aplicações, como o Kinect Studio, que permite aos programadores gravar, reproduzir e corrigir erros de clips de utilizadores criados com outras aplicações. A Microsoft adianta ainda que o controle de movimento do esqueleto sentado é uma das possibilidades desta atualização, validando o movimento da cabeça, do pescoço e dos braços de um utilizador que esteja sentado à secretária ou de pé, o que altera a forma de interagir com o sistema face ao modo de jogos com a consola.

O controle por voz também está a ser trabalhado para incluir os idiomas francês, espanhol, italiano e japonês, assim como o alargamento do inglês e das novas línguas ao reconhecimento de diversos sotaques típicos de alguns países, como a Grã Bretanha, Irlanda e Austrália, por exemplo.

Não há ainda qualquer indicação sobre a disponibilidade de uma versão em português.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador