Prestes a lançar a sua nova consola Xbox Series X|S, a Microsoft revelou que todos os seus jogos passam a requerem uma conta ativa na sua plataforma para funcionarem. E isso inclui Minecraft Java Edition, de forma a que os utilizadores beneficiem de todas as funcionalidades que a empresa oferece nas suas plataformas de jogos.

A primeira razão é o aumento de segurança, utilizando um sistema de autenticação de dois fatores, para que ninguém tenha acesso autorizado às contas dos jogadores. Assim, todas as versões de Minecraft para PC passarão a estar ligadas na mesma conta, incluindo a versão clássica e o mais recente Minecraft Dungeons. Por outro lado, e ainda no que diz respeito à segurança, os utilizadores irão beneficiar de controlos parentais, de forma a manter os mais jovens seguros quando jogam online, e isso inclui ferramentas para bloquear conversas ou convites, é referido no blog do jogo.

Nesse sentido, a Microsoft pede aos jogadores que façam a migração das suas contas, algo que será obrigatório, pois daqui a poucos meses será impossível jogar Minecraft sem estar registado. A página de suporte do jogo tem as instruções de como proceder. E para incentivar a migração, o jogo irá oferecer uma capa especial para as personagens na primeira autenticação na conta Microsoft.

A Microsoft refere que depois de migrada, a versão Java do jogo continuará a funcionar, incluindo a utilização de mods e skins criadas pelos jogadores, assim como a possibilidade de jogar com amigos em servidores Java.

A migração das contas irá começar no início de 2021, mas para novos jogadores, que ainda não tenham qualquer registo no jogo, passam a registar-se diretamente na conta da Microsoft a partir do fim do ano. A Microsoft explica que as migrações serão feitas por fases, devido à enorme quantidade de jogadores da comunidade Minecraft. Mas quando isso acontecer, os utilizadores vão receber um mail com as instruções de como proceder. “E nada de pânico caso o vosso amigo receba a notificação e vocês não. Todos terão a sua vez”, refere o comunicado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.