Até à próxima quarta-feira a Sony promete restaurar completamente todas as funcionalidades da sua PlayStation Store e do Qriocity no Japão, uma das geografias onde a reposição das várias funcionalidades de ambos os serviços ainda não tinha sido reposta.



A garantia surge um mês e meio após a suspensão do acesso à PlayStation Network, na sequência de um ataque informático que permitiu expor dados de milhões de utilizadores, obrigando a empresa a desligar o serviço online para minimizar as consequências do ataque e reparar as falhas que o permitiram.



Uma investigação realizada entretanto permitiu concluir que os atacantes conseguiram ultrapassar três muros de segurança (firewalls) para chegar aos dados dos 77 milhões de utilizadores registados.



A PlayStation Store é a loja online associada à consola da fabricante japonesa, onde é possível comprar e ter acesso a vários conteúdos e títulos. O Qriocity é um serviço de conteúdos vídeo que permite alimentar diferentes dispositivos da marca, como a TV.



O restabelecimento dos serviços online da Sony tem acontecido por fases. As primeiras regiões a recuperar a oferta de jogos online de forma progressiva foram os Estados Unidos, Europa, Médio Oriente, Austrália e Nova Zelândia, ainda em Maio. Já em Junho os serviços voltaram a estar operacionais - por fases - na Ásia. O Japão é o último país a recuperar a loja online associada à consola.