Os dispositivos móveis são claramente um dos vetores importantes para o crescimento do comércio eletrónico, e das plataformas de pagamento, e por isso a SIBS está a experimentar diversos modelos, afirmou hoje Vitor Bento, presidente do Grupo, em conferência de imprensa.

"Estamos a testar o NFC, e cartões de pagamento sem contacto, associados a dispositivos móveis", explicou aos jornalistas. A iniciativa deve ser concretizada no primeiro semestre de 2013.

Vitor Bento lembrou que a SIBS foi pioneira ao permitir a utilização de alguns componentes do Multibanco no telemóvel, com o Telemultibanco, que depois foi renomeado de MBPhone.

O presidente do Grupo SIBS afirma que a empresa tem vindo a experimentar várias abordagens nos pagamentos móveis, mas que para que estas tenham desenvolvimento é preciso que exista um modelo de negócio que justifique a sua introdução no mercado, sobretudo em Portugal onde "existe já um sistema muito eficiente".

O NFC é uma das tecnologias apontadas como promissoras nos pagamentos móveis, permitindo a transmissão de informação sem contacto. Várias iniciativas experimentaram já o sistema em Portugal, nomeadamente na Portugal Telecom (com o TMN Wallet) e na Optimus.

Questionado pelo TeK Vitor Bento admite ainda que para os comerciantes é também necessário disponibilizar plataformas de pagamento mais simples para as lojas online, adiantando que nesta área a SIBS está também a desenvolver novos projetos.

A empresa de pagamentos já dispõe de um terminal de pagamento virtual, que pode ser usado pelos comerciantes nas lojas online, mas está "a trabalhar em plataformas móveis para ter pagamentos acessíveis e disponíveis na net", referiu.

A SIBS apresentou hoje a primeira edição do SIBS Market Report, uma iniciativa que pretende renovar semestralmente e que apresenta os dados das compras online realizadas com cartões de pagamento.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador