A SIBS está a preparar com os bancos portugueses uma plataforma de autenticação forte para os sistemas de homebanking. Francisco Velez Roxo, Administrador Executivo da entidade que reúne a quase totalidade da banca de retalho em Portugal, admitiu que perante os crescentes problemas de segurança os bancos sentiram a necessidade de dar um salto em frente, adoptando um sistema inovador que será desvendado em Setembro.



A plataforma deverá garantir a validação segura dos acessos aos sistemas de banca online, ou homebanking, baseados em autenticação forte. A SIBS está a estudar neste momento o modelo com os bancos, devendo avançar com o primeiro piloto em Outubro, avançou Francisco Velez Roxo na conferência de apresentação da Aliança Digital, hoje de manhã.



Sem querer adiantar muitos pormenores, o administrador da SIBS confirmou, à margem da conferência, que em Setembro serão conhecidos mais detalhes do projecto, que ainda está em discussão, mas salientou que o modelo utilizado na Finlândia é uma das referências utilizadas.



Embora destaque que a segurança é o principal desafio para a banca e a indústria da tecnologia, o administrador executivo da SIBS sublinha que este é um movimento de antecipação da banca portuguesa. Francisco Velez Roxo adiantou ainda que esta plataforma já foi apresentada a nível governamental e que a SIBS considera que a autenticação forte poderá ser usada nos projectos de Governo Electrónico para validação de transacções.

Notícias Relacionadas:

2005-06-03 - Utilizadores e ISPs portugueses mais conscientes das ameaças online

2005-05-23 - Novo ataque de phishing visa Millennium BCP

2005-04-26 - CGD alerta clientes para tentativa de ataque phishing

2005-03-04 - Tofger.AT gera alerta vermelho entre utilizadores portugueses de homebanking