Foi hoje apresentado um sistema em língua portuguesa que permite o acesso de cegos e pessoas com baixos níveis de visão aos conteúdos disponibilizados em computadores, através de uma leitura sonora.
Apresentado pela Fundação Vodafone Portugal e o Ministério da Educação este sistema pode ser utilizado em computadores com ambiente Windows e segundo as entidades responsáveis representa uma evolução face a anteriores experiências neste domínio permitindo uma "elevada qualidade do som", explica um comunicado.
No mesmo documento é detalhado que o sistema integra um programa de leitura de ecrã HAL, capaz de interpretar a informação disponibilizada no ecrã e traduzi-la em linguagem oral através da placa de som do computador, usando um sintetizador de voz Realspeak.
Todo o software que compõe a aplicação está traduzido em português incluindo programas de instalação, ficheiros de prompt e um resumo de comandos Braille.
Os resultados da aplicação, financiada pela Fundação Vodafone e integrada pelo INOV e Eletrosertec, serão utilizados por 400 estudantes e professores com este tipo de deficiência, pertencentes a estabelecimentos de ensino reconhecidos pelo Ministério da Educação.
Notícias Relacionadas:
2001-04-19 - Telecel cria fundação para o desenvolvimento da Sociedade de Informação
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários