A falha detectada nos formatos de alta definição Blu-ray e HD-DVD já foi corrigida. De acordo com o site da Advanced Access Content System (AACS), os membros do grupo conseguiram apurar uma forma eficaz de impedir que os hackers se aproveitem da brecha nos formatos para piratear os conteúdos armazenados nos suportes de alta definição.



Os patches de correcção serão distribuídos pelos fabricantes de software de reprodução de ficheiros de alta-definição para PC e deverão ser instalados nos computadores logo após a sua disponibilização.



Para conseguir contornar a falha, e determinar a solução para a mesma, a AACS contou com a colaboração com diversos fabricantes de dispositivos de reprodução de vídeo. Juntos, todos os intervenientes desactivaram os códigos de encriptação nos equipamentos e renovaram-nos, criando um novo conjunto de bases de leitura do formato.



Segundo a informação avançada no mesmo site, os novos DVDs de alta-definição vão incluir os novos códigos e informações que impedem os reprodutores para PC de ler o disco enquanto o patch de actualização não for instalado.



Por enquanto, os principais players no mercado HD-DVD e Blu-ray passaram à margem dos erros detectados. Ao que tudo indica, até aqui não foi reportado qualquer problema relacionado com a leitura de ficheiros pirateados em equipamentos da Sony ou da Toshiba. Por enquanto, as actualizações destinam-se apenas a programas de leitura para computador.



É de recordar que no final do ano passado um hacker descobriu e divulgou, através do YouTube, a possibilidade de piratear filmes gravados em formato Blu-ray e HD-DVD. Agora, quatro meses depois, empresas de protecção anti-cópia e fabricantes unem esforços de forma a impedir que a pirataria invada o mercado da alta-definição.

Notícias Relacionadas:

2006-12-29 - Hacker descobre falha nos sistemas anti-cópia dos suportes HD-DVD e Blu Ray