com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Skype vai apresentar-se de "cara lavada" e quer crescer

A aplicação da Microsoft está a ser remodelada, não só a nível estético, mas também em termos de performance. No Android, o serviço de videocalls deverá dar um salto superior a 2.000% no desempenho, segundo a empresa.
Skype vai apresentar-se de

O Skype está a mudar e a empresa deu um vislumbre de como será a aplicação, no futuro. Com uma remodelação profunda em andamento, o software de videochamadas comprado pela Microsoft vai tornar-se mais moderno, com um novo design e melhor performance, combatendo um progressivo abandono em prol de outras ferramentas como o Zoom ou o Teams.

A nível estético, a plataforma vai passar a apresentar uma nova interface. Neste capítulo, a mudança mais substancial vai ocorrer nas próprias chamadas. Com a nova atualização, vão chegar novos temas e layouts. Vai ser possível ver a sua câmara em ecrã inteiro e esconder as câmaras dos outros participantes da chamada ou esconder a sua imagem totalmente para dar espaço a estes mesmos participantes - algo que já é possível noutras plataformas do género.

Nesta senda, vai também ser possível organizar a disposição dos intervenientes em grelha, para que lhe seja possível ver toda a gente. Desta forma, não terá de minimizar a janela de nenhum dos participantes, nem dos que não estão a partilhar a sua imagem.

Haverão outras disposições naquilo a que o Skype chama de call stage. Para além da grelha e da vista de orador, onde é dado destaque ao participante que está a falar, vai existir um Together Mode, onde todos parecem estar a partilhar o mesmo espaço físico. Será possível ver apenas os participantes que têm a câmara ligada ou até desligar a câmara de todos em simultâneo, para ver apenas as suas fotos de perfil. Caso tenha o seu microfone ligado e a câmara desligada, poderá escolher uma das imagens pré-definidas, para exibir ao invés da tradicional silhueta cinzenta.

Os temas vão dar flexibilidade aos utilizadores para personalizarem a app como preferirem. Os botões vão poder apresentar um efeito gradiente entre cores e o Skype sublinha que os menus vão ser leves, equilibrados e artísticos.

Outra das mudanças prende-se com o Meet Now, o sistema que permite a entrada em calls sem conta associada ou aplicação descarregada. Os convites para calls vão ter outro aspecto e o Skype afirma que, em breve, a app vai suportar todos os browsers.

No domínio da performance, a empresa diz que a app vai melhorar "um terço" em desktop e mais de 2.000% em Android.

Skype aposta na sua ferramenta de mensagens instantâneas e anuncia novas funcionalidades
Skype aposta na sua ferramenta de mensagens instantâneas e anuncia novas funcionalidades
Ver artigo

Também em desenvolvimento está um sistema de notificações personalizadas, em que os utilizadores poderão customizar até os próprios sons, bem como um sistema de reações rápidas. O TwinCam é uma outra funcionalidade, que lhe vai permitir recorrer à câmara de um segundo equipamento para partilhar uma segunda imagem.

Muitas destas funcionalidades estão já disponíveis noutros softwares do género, mas o boom das plataformas de videochamadas não foi bem aproveitado pelo Skype que rapidamente se viu ultrapassado por soluções como o Zoom. Esta remodelação era necessária para a subsistência do serviço que pode agora ambicionar a ombrear com as concorrentes.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.

Veja também

 
 

Comentários

Deve estar ligado no Facebook para poder ver e interagir com este artigo.

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.