O Skype está a mudar e a empresa deu um vislumbre de como será a aplicação, no futuro. Com uma remodelação profunda em andamento, o software de videochamadas comprado pela Microsoft vai tornar-se mais moderno, com um novo design e melhor performance, combatendo um progressivo abandono em prol de outras ferramentas como o Zoom ou o Teams.
A nível estético, a plataforma vai passar a apresentar uma nova interface. Neste capítulo, a mudança mais substancial vai ocorrer nas próprias chamadas. Com a nova atualização, vão chegar novos temas e layouts. Vai ser possível ver a sua câmara em ecrã inteiro e esconder as câmaras dos outros participantes da chamada ou esconder a sua imagem totalmente para dar espaço a estes mesmos participantes - algo que já é possível noutras plataformas do género.
Nesta senda, vai também ser possível organizar a disposição dos intervenientes em grelha, para que lhe seja possível ver toda a gente. Desta forma, não terá de minimizar a janela de nenhum dos participantes, nem dos que não estão a partilhar a sua imagem.
Haverão outras disposições naquilo a que o Skype chama de call stage. Para além da grelha e da vista de orador, onde é dado destaque ao participante que está a falar, vai existir um Together Mode, onde todos parecem estar a partilhar o mesmo espaço físico. Será possível ver apenas os participantes que têm a câmara ligada ou até desligar a câmara de todos em simultâneo, para ver apenas as suas fotos de perfil. Caso tenha o seu microfone ligado e a câmara desligada, poderá escolher uma das imagens pré-definidas, para exibir ao invés da tradicional silhueta cinzenta.
Os temas vão dar flexibilidade aos utilizadores para personalizarem a app como preferirem. Os botões vão poder apresentar um efeito gradiente entre cores e o Skype sublinha que os menus vão ser leves, equilibrados e artísticos.
Outra das mudanças prende-se com o Meet Now, o sistema que permite a entrada em calls sem conta associada ou aplicação descarregada. Os convites para calls vão ter outro aspecto e o Skype afirma que, em breve, a app vai suportar todos os browsers.
No domínio da performance, a empresa diz que a app vai melhorar "um terço" em desktop e mais de 2.000% em Android.
Também em desenvolvimento está um sistema de notificações personalizadas, em que os utilizadores poderão customizar até os próprios sons, bem como um sistema de reações rápidas. O TwinCam é uma outra funcionalidade, que lhe vai permitir recorrer à câmara de um segundo equipamento para partilhar uma segunda imagem.
Muitas destas funcionalidades estão já disponíveis noutros softwares do género, mas o boom das plataformas de videochamadas não foi bem aproveitado pelo Skype que rapidamente se viu ultrapassado por soluções como o Zoom. Esta remodelação era necessária para a subsistência do serviço que pode agora ambicionar a ombrear com as concorrentes.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Mantenha-se atualizado com as mudanças de preços nas compras online com esta extensão -
App do dia
Aware é o nome da nova aplicação de saúde mental da Fundação José Neves -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários