A Research in Motion vai colocar no mercado um novo modelo Blackberry. O Torch 9800 tem ecrã táctil de 3,2 polegadas, mas não prescinde do teclado QWERTY (deslizante) e estará à venda nos Estados Unidos já na próxima semana, desconhecendo-se a data de lançamento para outros países.

Até ao momento, a fabricante só deu a conhecer o preço para os EUA, onde será comercializado por 199 dólares pela AT&T, com a obrigatoriedade de fidelização à operadora por dois anos. O valor e condições são iguais às requeridas naquele mercado para o iPhone 4 de 16 GB e muito idênticas às de um terminal Android.

Aquele que é "um dos lançamentos mais importantes na história da RIM", nas palavras de Mike Lazaridis, presidente da empresa, vem equipado com a versão mais recente do sistema operativo, tal como era esperado, e promete ser mais rápido e mais fácil de usar no acesso à Internet.

As redes sociais não ficaram esquecidas e, segundo o anunciado pela fabricante, o novo sistema operativo BlackBerry 6.0 vai oferecer, entre as funcionalidades de destaque, uma inbox "partilhada" onde, além dos emails, os utilizadores poderão ver as actualizações dos seus perfis no Facebook e no Twitter.

A RIM apostou ainda numa câmara de cinco megapíxeis, com flash, e na integração de um GPS, para aplicações baseadas em localização.

[caption]Caixa de pesquisa[/caption]

O Torch 9800 exibe também uma funcionalidade de pesquisa, que permite procurar qualquer aplicação, conteúdo multimédia ou contacto no telefone, escrevendo o termo numa caixa de busca.

Acrescente-se que o novo modelo traz um processador de 624 Mhz, 512 MB de memória Flash, 4 GB de disco e ligações WiFi e Bluetooth. A bateria dura até 5,8 horas de conversação, 30 horas de reprodução de áudio e seis de vídeo.

Apesar de todo o "esforço" investido pela RIM, o terminal parece não ter convencido os analistas ouvidos pela Reuters, que consideram que o modelo não apresenta qualquer mais-valia comparativamente aos smartphones rivais. Resta aguardar pelo que realmente interessa: a resposta dos consumidores.