No próximo dia 28 de Abril vai ser formalmente constituída a Sociedade Portuguesa de Robótica, um organismo que terá como objectivo "promover e estimular o ensino, a investigação científica, o desenvolvimento tecnológico e as aplicações (indústria e serviços) na área da robótica", explica o comunicado que divulga a iniciativa.



A Sociedade será constituída no primeiro dia da edição 2006 do Festival Nacional de Robótica, que este ano se realiza em Guimarães e passará a ter responsabilidades na organização deste evento e de outras iniciativas de promoção da robótica, onde se incluem publicações regulares, seminários, encontros, palestras em escolas secundárias e escolas de verão para jovens. O objectivo é fazer a ponte entre academia, indústria e serviços, assumindo um lugar de destaque no desenvolvimento da robótica em Portugal.



A cerimónia pública que acolhe a constituição desta Sociedade Portuguesa de Robótica terá lugar durante o Festival de Robótica, no dia 28 de Abril - dia de arranque do evento - pelas 14 horas no Pavilhão Multiusos de Guimarães.



O FNR prolonga-se até ao dia 1 de Maio acolhendo várias equipas de futebol robótico, uma prova de busca e salvamento e a competição de Condução Autónoma. Entre as equipas de futebol que irão participar nesta sexta edição do evento contam-se a liga de futebol dos robôs médios, dos robôs pequenos e o RoboCup Junior.



De sublinhar que o Festival Nacional de Robótica acontece desde 2001 envolvendo escolas secundárias e universidades de todo o país com o objectivo de motivar os jovens para a formação em áreas cientificas. Até agora o evento tem sido organizado por uma Comissão Técnico-Científica que se constituiu para o efeito.



Notícias Relacionadas:

2006-04-03 - Edição 2006 de festival de robótica organizada em redor de ASIMO