José Sócrates, testa hoje em Évora, na Escola Secundária André de Gouveia, os recursos implementados no âmbito do Plano Tecnológico da Educação (PTE). Juntamente com o ministros da Educação e Ambiente, o primeiro-ministro irá ainda ratificar novos protocolos para a utilização de conteúdos digitais nos processos de ensino escreve a Lusa.



A verificação in loco às novas ferramentas começa logo à porta da escola onde o primeiro-ministro vai utilizar um cartão electrónico - semelhante ao utilizado pelos alunos - que permite tanto o controlo da assiduidade e das entradas e saídas da escola como a compra de artigos na papelaria ou bar da escola.



Os ministros serão depois encaminhados para uma aula de geografia que será suportada por mapas digitais e, no tempo seguinte, visitarão o atelier ao ar livre do Curso de Educação e Formação de Informática. Aqui, será demonstrada a aplicação do projecto Redes de Área Local, através do qual foi possível instalar acessos sem fios à Internet em todos os espaços da escola, incluindo salas de aula, recorrendo a 250 pontos de rede rede fixa espalhados por um quilómetro de fibra óptica e de 30 pontos de acesso wi-fi.



Todos os esforços associados ao PTE fazem parte da vontade do Governo em colocar Portugal entre os primeiros cinco países europeus com maior taxa de modernização tecnológica a nível de ensino. A iniciativa foi anunciada no ano passado pelo primeiro-ministro e pela ministra das Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, numa sessão onde destacaram o investimento de 400 milhões de euros na instalação de cerca de 310 mil PCs, nove mil quadros interactivos e 25 mil videoprojectores até ao final da década nas escolas abrangidas pela iniciativa.



Há uma semana, João Trocado da Mata, coordenador do Plano Tecnológico da Educação, afirmou à Lusa que algumas metas previstas no PTE serão cumpridas antes de 2010, antecipando o agendamento do Governo. a introdução de ligações de banda larga a 48 Mbps nas escolas abrangidas pela iniciativa e a colocação de um quadro interactivo por cada três salas de aula são duas das metas antecipadas.


Notícias Relacionadas:

2008-06-09 - Plano Tecnológico da Educação antecipa metas para 2009