A Apple já tinha prometido na apresentação da semana passada - e em versões internacionais do seu site (no Reino Unido e França, por exemplo) - que iria tornar acessível, dia 8 de Setembro, a actualização para a versão 4.1 do seu sistema operativo para dispositivos móveis. Em Novembro chega a versão 4.2 para o iPad.

A respeito da actualização prevista para hoje ainda não são conhecidos novos desenvolvimentos, sendo, por isso, esperada a disponibilização do link para o download durante o dia - sendo que nos referidos sites se mantém a referência ao upgrade, agora com a indicação de que estará "para breve".

De acordo com a empresa, para além das correcções de bugs e falhas de segurança, a actualização traz melhorias como o HDR para a fotografia (High Dynamic Range) - que capta 3 versões da mesma imagem (uma sobreexposta, uma com exposição normal e outra subexposta) para assegurar uma melhor luminosidade -, o Game Center, integração com a nova rede social do iTunes (o Ping) e o upload de vídeos HD para serviços como o YouTube.

A nova versão destina-se a iPhones e iPod Touch compatíveis com a série 4 do iOS, ou seja aqueles que foram lançados depois de 2008.

Já o upgrade que traz a versão 4.2 para o iPad está agendado para o mês de Novembro, não tendo sido avançado ainda o dia em que tal irá acontecer.

Entre as mais de cem novidades esperadas para esta versão, incluem-se as multitarefas, possibilidade de organização das aplicações em pastas, o suporte aos jogos online do Game Center, possibilidade de impressão via wireless e o AirPlay, que vem garantir o streaming de áudio, vídeo e fotos, via WiFi.

Ainda no que a downloads concerne, desde ontem que é possível aceder, a partir do site da empresa, à última actualização para o browser da Apple, o Safari, que corrige os problemas de segurança relacionadas com o preenchimento automático de formulários online.