A portuguesa Dognaedis lança hoje uma nova oferta no mercado, que promete ajudar as empresas que compram software à medida e os programadores a colocarem à prova os seus desenvolvimentos e procurar problemas de segurança.



O Code V resulta de dois anos de investigação e é lançado com foco no mercado português e brasileiro, onde a empresa já tem presença, mas também com intenção de chegar a outras geografias.



Francisco Rente, investigador da Universidade de Coimbra e diretor executivo da Dognaedis, explica ao TeK que as principais mais-valias do produto estão na forma como este descobre os problemas de segurança no software e no facto de ter sido pensado para acompanhar todo o ciclo de vida do produto.



Além das características distintivas do motor de inferência, o Code V foi desenhado de raiz para interagir com as equipas de desenvolvimento durante todo o processo: "O Code V é desenvolvido para se integrar no ciclo de desenvolvimento e acompanhar a evolução do software desde o dia zero", explica Francisco Rente.



A propósito do lançamento da nova oferta a Dognaedis anunciou aliás que o Code V encontrou 28 vulnerabilidades de dia zero nos "40 maiores software livres existentes no mercado".



As vulnerabilidades já foram entretanto comunicadas às entidades que podem resolvê-las. Serão divulgadas mais informações sobre as falhas que o software da Dognaedis conseguiu identificar, depois de terminado o prazo acordado com as entidades envolvidas para encontrar resposta para os problemas de segurança em questão.



A Dognaedis está no mercado há menos de dois anos. Para além de Portugal e Espanha tem neste momento negócios em alguns países africanos.



O Code V é promovido pela Dognaedis como um "inspetor-professor inteligente" que deteta problemas, dispara alertas, produz relatórios e dá instruções de correção. O produto, que atribuirá um software de qualidade às empresas que desenvolvem software, vai também ter uma versão gratuita.

Cristina A. Ferreira

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico