A portuguesa Dognaedis lança hoje uma nova oferta no mercado, que promete ajudar as empresas que compram software à medida e os programadores a colocarem à prova os seus desenvolvimentos e procurar problemas de segurança.



O Code V resulta de dois anos de investigação e é lançado com foco no mercado português e brasileiro, onde a empresa já tem presença, mas também com intenção de chegar a outras geografias.



Francisco Rente, investigador da Universidade de Coimbra e diretor executivo da Dognaedis, explica ao TeK que as principais mais-valias do produto estão na forma como este descobre os problemas de segurança no software e no facto de ter sido pensado para acompanhar todo o ciclo de vida do produto.



Além das características distintivas do motor de inferência, o Code V foi desenhado de raiz para interagir com as equipas de desenvolvimento durante todo o processo: "O Code V é desenvolvido para se integrar no ciclo de desenvolvimento e acompanhar a evolução do software desde o dia zero", explica Francisco Rente.



A propósito do lançamento da nova oferta a Dognaedis anunciou aliás que o Code V encontrou 28 vulnerabilidades de dia zero nos "40 maiores software livres existentes no mercado".



As vulnerabilidades já foram entretanto comunicadas às entidades que podem resolvê-las. Serão divulgadas mais informações sobre as falhas que o software da Dognaedis conseguiu identificar, depois de terminado o prazo acordado com as entidades envolvidas para encontrar resposta para os problemas de segurança em questão.



A Dognaedis está no mercado há menos de dois anos. Para além de Portugal e Espanha tem neste momento negócios em alguns países africanos.



O Code V é promovido pela Dognaedis como um "inspetor-professor inteligente" que deteta problemas, dispara alertas, produz relatórios e dá instruções de correção. O produto, que atribuirá um software de qualidade às empresas que desenvolvem software, vai também ter uma versão gratuita.

Cristina A. Ferreira

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.