Tal como o TeK já havia publicado, a Microsoft iniciou a sua aposta no segmento de comunicações unificadas com o lançamento de novos produtos: o Microsoft Communications Server 2007, o Office Communicator 2007 e o Office Live Meeting 2007. Tal como o nome indica, todos estes programas funcionam em torno da suite de produtividade da Microsoft e permitem que, a partir de agora, as soluções assentes no Office integrem numa única plataforma correio electrónico, instant messaging, comunicações de voz sobre IP e vídeo.



Na apresentação para o mercado português, Henrique Carreiro, do departamento nacional de Information Work da Microsoft, afirmou que estas soluções vêm responder a factores desgastantes para as empresas como a sobrecarga de comunicações e o custo elevado das mesmas, enquanto interligam os sistemas empresariais facilitando a interacção e comunicação entre trabalhadores.



Ao utilizar "telefones e dispositivos inovadores, aplicações interoperáveis, plataformas de software aberto e infra-estruturas standard de TI, todos suportados por um programa que permita a sua unificação, as empresas conseguem aumentar a sua produtividade e eficácia", defendeu o responsável.



Na apresentação foram efectuadas algumas demonstrações onde Miguel Teixeira, também da Microsoft, mostrou como é possível integrar todas as comunicações através da aplicação, transferir chamadas de voz ou mensagens de voice mail entre utilizadores, reunir equipas através de conferências round table, entre muitas outras possibilidades.



Questionados acerca da aceitação do produto em Portugal, os responsáveis salientaram as experiências piloto efectuadas pela Portugal Telecom e pela Cimpor frisando que em ambos os casos os resultados foram "bastante positivos, nomeadamente a nível de produtividade".



Pensado numa fase inicial para empresas com "maior carga TI", como frisou Carreiro, estes produtos já estão disponíveis em Portugal. A sua distribuição é efectuada através da rede de parceiros oficiais da Microsoft, que procedem à implementação da plataforma. As soluções de comunicações unificadas da Microsoft são sujeitas a um pagamento de licença por servidor anual, que deverá ficar abaixo dos 500 euros para as versões mais simples, ao qual acresce o custo de licença por utilizador, também anual.



Actualmente, existem entre 15 a 20 empresas nacionais do sector da Indústria a testar a solução. Entre os early adopters da mesma, a Microsoft destaca a forte presença de entidades do sector público, entre os quais regiões digitais e autarquias.



Por enquanto ainda não existem soluções com interface em português embora a empresa saliente que essa opção deverá ser integrada na 14ª edição do Exchange, ainda sem data de lançamento prevista.



Notícias Relacionadas:

2007-10-16 - Microsoft lança pacote de software de comunicações unificadas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.