A SONICblue lançou um novo equipamento doméstico de alta fidelidade da sua linha Rio, denominado Advanced Digital Audio Center. Esta nova "aparelhagem" digital oferece aos consumidores a possibilidade de guardarem, organizarem e acederem a todos os seus CDs pessoais e colecções de música em MP3 ou Windows Media Audio



O Rio Audio Center inclui funcionalidades como um centro de distribuição de música para transferir faixas para leitores portáteis de música ou reproduzi-las em receptores Rio espalhados em todo o lar. O dispositivo deverá ser nomeado pela Consumer Electronics Association (CEA) - associação de fabricantes de consumíveis electrónicos - para o prémio honorário de design Inovação 2002.



A CEA e a SONICblue vão demonstrar o Rio Audio Center na feira Internacional da CEA que terá lugar em Las Vegas, de 8 a 12 de Janeiro de 2002. "Tão fácil de utilizar como um leitor de CDs, mas tão esperto como o PC" - como refere o comunicado -, o aparelho consegue armazenar mais do que 650 CDs e até gravar músicas para um CD.



O Rio Audio Center permite uma fácil ligação a receptores Rio opcionais, o que possibilita difundir música pelas restantes divisões da casa, através da linha telefónica normal. Estabelecendo a ligação mediante uma PNA - Private Area Network - ou via um adaptador Ethernet USB, o aparelho suporta até oito receptores Rio de cada vez - todos com a capacidade de reproduzirem simultaneamente músicas diferentes.



Outros componentes do dispositivo são o suporte de um sampling de 24 bits e 96 KHz, um ecrã grande de cristais líquidos com funcionalidades avançadas de busca e controlo remoto, codificação de MP3 até 320 Kbps - para obter a máxima qualidade - e uma opção de codificação de menor qualidade para fazer downloads para leitores portáteis.



O Rio Audio Center inclui ainda três portas USB (na parte da frente e atrás) - para transferir facilmente faixas entre o dispositivo e um PC ou um leitor portátil. As portas também permitem integrar um teclado, joypad ou adaptador Ethernet que suportem USB. O serviço de reconhecimento de músicas CDDB da Gracenote cataloga CDs durante a gravação, incluindo informação como os artistas, álbuns e nomes das músicas para facilitar futuramente as pesquisas.



Um modem de 56 Kbps incorporado permite fazer o download de software e de actualizações. Em alternativa, pode-se utilizar a ligação doméstica à Internet de banda larga para tornar os downloads mais rápidos. O preço recomendado de venda para o Rio Digital Audio Center é de 1.500 dólares (1.658,6 euros ou 332,5 contos), estando o aparelho actualmente disponível para pré-encomenda através do site Web da SONICblue.



Durante um período de tempo limitado, cada aparelho comercializado irá integrar gratuitamente um receptor Rio - produto cujo preço de venda é de 200 dólares (221,1 euros ou 44,3 contos). As primeiras unidades desta "aparelhagem digital" vão começar a ser comercializadas a partir do final de Janeiro de 2002.


Notícias Relacionadas:

2001-06-20 - HP anuncia dispositivo digital de entretenimento doméstico

2000-05-24 - MP3 para ligar à aparelhagem