Executivos da Sony confirmaram que em Setembro, data definida para o lançamento da PlayStation portátil (PSP) na Europa, a empresa vai colocar no mercado um pacote de vinte jogos e dez filmes. Depois de vários adiamentos e especulações sobre a data de lançamento para o mercado europeu, a Sony iniciará a venda da PSP cinco meses depois do lançamento nos Estados Unidos e quase um ano após o início da comercialização no Japão.

Apesar de ser uma consola de videojogos e não um equipamento para exibição de filmes ou reprodução de música, até à data foram vendidas cerca de 100 mil filmes em todo o mundo para exibição na PSP.

Espera-se que em meados de Setembro estejam à venda vinte títulos. Embora a maioria dos filmes da Sony para este formato sejam direccionados para jovens do sexo masculino entre 18 e 25 anos, acredita-se que os títulos para públicos mais velhos, mulheres e crianças serão lançados brevemente.

A PSP executa discos ópticos de tipo UMD, desenvolvidos pela própria Sony, que aposta no aparelho como nova forma de venda de entretenimento, pois conforme disse Chris Deering presidente europeu da Sony à Reuters "as vendas de DVD estagnaram. Os consumidores já compraram todos os filmes que queriam. Actualmente, os editores estão a procurar novos meios para vender discos". Estúdios de Hollywood, como a Paramount, Buena Vista, Fox e a própria Sony Pictures vão editar filmes nesse formato.

A Sony informou ainda que deve lançar 50 jogos para a PSP até o Natal, pois quando for feito o lançamento europeu a fabricante espera ter stock suficiente para atender à procura. Os detalhes de preço não foram avançados, mas nos Estados Unidos o custo dos filmes varia entre os 19 e os 29 dólares.

Notícias Relacionadas:

2005-06-20 - Sony alarga portfólio de jogos online com Matrix e DC Comics

2005-04-27 - Sony revela data para comercialização da PSP na Europa

2005-04-08 - Sony vende meio milhão de PlayStation Portáteis em dois dias