A Sony revelou ontem a tecnologia OpenMG X de Digital Rights Management (DRM - administração digital dos direitos de autor) e de distribuição de conteúdos que pode ser utilizada em vários tipos de software e dispositivos, permitindo que as empresas distribuidoras controlem as obras criativas e que imponham condições à sua utilização.



A companhia japonesa espera que a OpenMG X contribua para acelerar o crescimento da distribuição digital de conteúdos. A tecnologia irá ser promovida junto de empresas discográficas e outras companhias de distribuição de música e vídeos, para que seja utilizada como ferramenta para protegerem os seus conteúdos.



Prevê-se que sejam lançados dentro em breve no Japão e nos Estados Unidos serviços de distribuição de conteúdos empregando a nova tecnologia. Um dos primeiros poderá ser o da Pressplay, joint-venture co-fundada pela Sony, segundo revela o comunicado oficial.



O OpenMG X é composto por três partes. Um módulo codificador acrescenta informação de DRM aos conteúdos no lado dos distribuidores. Esses dados podem ser o número de vezes que as faixas ou vídeos foram copiados e reproduzidos. Em seguida, um módulo servidor distribui esta informação contida nos conteúdos aos utilizadores, ao passo que um terceiro módulo cliente permite desenvolver aplicações compatíveis com a OpenMG X.



A Sony espera que a sua tecnologia seja adoptada numa série de produtos, como telemóveis, leitores portáteis de áudio e consolas de jogo PlayStation2. A companhia japonesa já empregou a OpenMG X no seu software Magiqlip, um leitor de música para PCs. Os utilizadores podem efectuar downloads e reproduzir música que foi encriptada e distribuída mediante o recurso à tecnologia.



Uma companhia designada Label Gate irá lançar em breve um serviço de distribuição de música compatível com o Magiqlip. A Sony já incorpora nos seus produtos várias tecnologias de protecção dos direitos de autor, como a MagicGate, a OpenMG Jukebox e a OpenMG Light.



Desenvolvida em 1999, a MagicGate impede a realização de cópias ilegais quando são transferidos conteúdos digitais de um PC para um leitor portátil de áudio utilizando um cartão Sony Memory Stick de memória flash. A OpenMG Jukebox restringe a cópia de música em PCs Sony Vaio e dispositivos portáteis de música. Por seu lado, a OpenMG Light é um sistema de DRM para telemóveis que podem receber música através da Internet.


Notícias Relacionadas:

2001-08-07 - Sony lança leitor portátil de música digital que se mete nos ouvidos

2000-04-04 - Warner Music aposta no formato ATRAC

2000-03-27 - Sharp com tecnologias Sony