Depois de ter revelado o conceito e um primeiro protótipo durante a feira E3 em Maio, a Sony detalhou hoje mais alguns pormenores sobre os seus planos de lançamento de uma nova consola de jogos portátil. A PSP (Playstation Portable) deverá ser comercializada ainda durante o ano de 2004 e pretende ser um conceito "tudo em um", integrando consola de jogos, leitor de música e ainda telemóvel, adiantou Ken Kutaragi, o presidente executivo da empresa em conferência.



Os principais rivais da nova consola portátil identificados pela Sony são os GameBoy Advance da Nintendo, o N-Gage da Nokia, mas também o iPod da Apple, um leitor de música digital não relacionado com o mundo de jogos de entretenimento. Ken Kutaragi reafirmou mais uma vez que a PSP será o walkman do futuro e que esta é uma área onde a Sony quer continuar a liderar, noticiaram vários órgãos de comunicação social.



A nova PSP tem um design semelhante ao N-Gage da Nokia mas com um ecrã maior, assemelhando-a a uma pequena televisão portátil. O presidente executivo da Sony afirmou que a PSP não será um equipamento, mas uma plataforma que se materializará em diversos equipamentos com funcionalidades diversas de acordo com o interesse dos utilizadores.



A adição de comunicações móveis à PSP não está ainda confirmada, mas a Sony está a considerar a possibilidade da consola integrar também funções de telemóveis, o que a tornará de facto um rival para a N-Gage da Nokia. No fundo, a empresa parece com este equipamento querer "matar todos os coelhos" de concorrência na área de comunicações, jogos e música portátil que têm surgido nos últimos tempos.



Com lançamento marcado para o final do ano de 2004, sem indicação de mês, a PSP não tem ainda o design finalizado, embora tenham já sido adiantados alguns pormenores da sua concepção, como a integração de um sistema de armazenamento de dados designado Universal Media Disc (UMD) com capacidade de 1,8GB e comunicação Wi-Fi.

Notícias Relacionadas:

2003-05-14 - Sony pretende lançar consola portátil de jogos topo de gama no final de 2004