As japonesas Sony e Toppan Printing anunciaram o desenvolvimento de um novo disco óptico, construído maioritariamente de papel, que apresentam como compatível com a futura tecnologia de DVD, a norma Blu-Ray.
No comunicado de imprensa conjunto, onde dão a conhecer o dispositivo, as duas empresas afirmam que o mesmo pode oferecer uma capacidade de armazenamento cinco vezes superior à registada nos discos actuais pois baseia-se na tecnologia DVD de laser azul.
A Toppan acrescenta que os novos discos ópticos poderão ser considerados mais seguros em relação à protecção dos dados armazenados e ecológicos, já que a sua eliminação poderá ser efectuada de forma mais fácil. As duas empresas asseguram que pretendem continuar a apostar no desenvolvimento do dispositivo para utilização comercial.
O disco óptico de papel respeita a especificação Blu-Ray, suportada por um consórcio de fabricantes de electrónica de consumo do qual fazem parte a Sony, a Matsushita Electric Industrial e a Philips.
Notícias Relacionadas:
2003-05-12 - Toshiba desenvolve protótipo de disco óptico com laser azul
2002-02-11 - DVD Forum escolhe especificação para futura geração de DVD
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Clair Obscur: Expedition 33 é uma carta de amor de França aos RPGs japoneses -
App do dia
Bomber Friends inspira-se no clássico Bomberman numa experiência multijogador online para oito amigos -
Site do dia
Grave o ecrã com a extensão Supercut e partilhe rapidamente o vídeo -
How to TEK
Já pode trocar o assistente da Google pelo ChatGPT no smartphone. Veja como
Comentários