A vida da PlayStation Vita dava um filme. Hardware e desempenho interessante, jogos exclusivos de qualidade e apretrechada com bastantes funcionalidades. Mas o que começou com fulgor, rapidamente passou para um cenário de tristeza e alguma desolação.

Aos poucos a Sony foi deixando de dar atenção à consola portátil, também nos eventos, depois transformou-a num acessório da PlayStation 4 e agora diz que já não desenvolve jogos para a plataforma.

O sinal é claro: quando a própria empresa responsável pela consola deixa de produzir jogos first-party, então é porque a esperança de vida da consola acaba de cair de forma considerável.

A confirmação foi dada pelo vice-presidente da Sony Entertainment Computer, Masayasu Ito, ao site japonês 4Gamer. O executivo confirmou que neste momento não há projetos em desenvolvimento para a consola e que o suporte de títulos virá de estúdios externos.

“A estratágia da Sony Entertainment Computer é focar-se na PlayStation 4, que é uma nova plataforma”.

Ao contrário da PlayStation Vita, que nunca cumpriu as expectativas ao nível de vendas, a PlayStation 4 tem-se revelado um grande sucesso para a tecnológica japonesa.

Já no mês passado o líder dos estúdios de desenvolvimento da SEC, Shuhei Yoshida, confirmou que as perspetivas da empresa em desenvolver uma sucessora da Vita não eram muito grandes.