Os utilizadores da PlayStation 2 na América do Norte poderão a partir de agora jogar online entre si, graças ao lançamento realizado esta terça-feira pela Sony de um adaptador que liga jogadores distantes à Internet, noticiou a agência Reuters.



Assim, ao adquirirem o equipamento por 39,99 dólares (41,09 euros) poderão jogar entre si uma série de novos títulos, incluindo o shoot'em-up militar SOCOM U.S. Navy e o simulador de futebol americano Madden NFL 2003. Inicialmente, estarão disponíveis 13 títulos compatíveis com o modo de jogo online. O adaptador permite que uma consola da fabricante japonesa estabeleça uma ligação à Net em modo dial-up ou por banda larga.



Este lançamento da Sony surge antes do lançamento previsto para este Outono de ofertas semelhantes pelas suas concorrentes Microsoft e Nintendo e numa altura em que a fabricante revelou que quase um terço dos jogadores frequentes de consola jogam online, um mercado que a indústria vê como sendo uma boa fonte de receitas.



A Sony Computer Entertainment of America, a unidade de jogos da subsidiária norte-americana, estima vender cerca de 400 mil adaptadores até ao final do ano, um número que apesar de ser elevado não deixa de ser uma pequena percentagem em comparação com as mais de 11 milhões de consolas PlayStation 2 que foram até agora comercializadas na América do Norte. Inicialmente, a fabricante pretende atrair apenas os jogadores frequentes.



A maior potencial concorrente da Sony na área dos jogos online é a Microsoft, através do seu serviço Xbox Live, que será lançado nos Estados Unidos no dia 15 de Novembro. Contudo, as ofertas das duas companhias são bastante diferentes. Cada jogo online para a Xbox irá funcionar numa rede que está a ser construída pela própria Microsoft, cobrando a gigante de software 49,95 dólares (51,33 euros) por um ano de acesso.



Por seu lado, no caso da Sony, serão as editoras individuais de um título online para a PlayStation 2 que irão disponibilizar os seus próprios serviços de jogo em rede. Outra grande diferença está no acesso à Internet: enquanto a Xbox suporta apenas ligações em banda larga, a consola da Sony irá funcionar com ligações de alta e baixa velocidade.



Apesar de várias produtoras de jogos terem afirmado que irão suportar ambas as plataformas de uma forma ou de outra, a Electronic Arts já avisou que não irá apoiar inicialmente o serviço Xbox Live porque prefere o modelo aberto da Sony. Entretanto, ainda são pouco claros os planos online da Nintendo, que afirmou que irá comercializar adaptadores de rede para a sua consola GameCube ainda durante este ano, embora não tenha fornecido mais detalhes sobre quando é que os equipamentos irão estar disponíveis ou quais os jogos que serão compatíveis com o serviço.


Notícias Relacionadas:

2002-08-23 - Investigadores europeus põem Linux na XBox

2002-08-13 - Xbox Live com início marcado para 15 de Novembro

2002-05-16 - Nintendo não integra Europa no serviço de jogos online da GameCube

2002-05-03 - Nintendo faz chegar GameCube à Europa e prepara estratégia de jogos online

2002-03-08 - Utilizadores americanos da PlayStation 2 vão poder jogar online a partir de Agosto

2001-12-13 - Microsoft quer colocar jogos da consola Xbox online em 6 meses