“Hey PlayStation” poderá ser uma expressão nova a ser utilizada pelos jogadores na próxima geração da consola da Sony. Segundo uma patente encontrada pelo analista da indústria Daniel Ahmad, a Sony terá submetido os planos daquilo que chama PlayStation Assist, que é basicamente um assistente virtual semelhante à Cortana da Xbox, a Alexa da Amazon e o Google Assistant.

Segundo o analista, a IA irá funcionar durante os jogos e vai permitir aos jogadores fazerem perguntas sobre os mesmos, tais como perguntar onde se encontra o kit médico mais próximo para se curarem durante um título de ação em mundo aberto, e a IA pode simplesmente assinalar no mini-mapa a sua localização, como é dado nos exemplos das imagens da patente, neste caso até para o videojogo Horizon. Em outro exemplo dado nas imagens, perguntar em Skyrim onde encontrar determinada espada, o sistema pode indicar a forma de como obtê-la.

A patente indica que as ajudas podem incluir diferentes formatos para além da voz, como áudio, texto e vídeo quando aplicável. E o sistema utiliza um motor de deep learning, gerido por um servidor de assistente do jogo ou por uma inteligência artificial de terceiros, para que esta esteja sempre a ser melhorada.

Para além das ajudas específicas dos jogos, o assistente poderá trabalhar ao nível da infraestrutura da consola, desde a marcação de partidas com amigos, receber informações das redes sociais de outros jogadores que estejam a jogar o mesmo título, obter informações de preços dos jogos, etc.

A chamada PlayStation Assist terá ainda uma aplicação mobile, que complementa as informações, sejam estatísticas das partidas ou mesmo os Troféus amealhados.

Como sempre, tratando-se de uma patente, isso não significa que venha a consolidar-se a tecnologia final. Mas num mundo tecnológico cada vez mais suportado pelas assistentes de IA, não é descabida a visão da Sony para a sua próxima consola.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.