A Sony prepara-se para recolher, inspecionar e reparar cerca de 1,6 milhões de televisores Bravia potencialmente afetados por um defeito de fabrico que faz com que alguns dos componentes derretam.

Os equipamentos, comercializados principalmente na Europa e Estados Unidos, foram fabricados entre 2007 e 2008. Tratam-se de televisores Bravia HD de 40 polegadas, identificados com os modelos KDL-40V3000, KDL-40VL130, KDL-40W3000, KDL-40WL135, KDL-40XBR4 e KDL-40XBR5.

A decisão foi anunciada hoje no site que a empresa dedica a dar suporte técnico aos seus produtos. A fabricante afirma ter recebido relatos, no Japão, de "raros" casos em que "um componente em particular, integrado nesses modelos, estaria danificado", o que faz com que este possa sobreaquecer e incendiar-se dentro do televisor.

A empresa reconhece que o defeito pode levar a que partes da caixa do televisor derretam, mas que não há registos de danos em pessoas ou outros equipamentos.

Segundo a agência Reuters, foram reportadas à companhia 11 situações nas quais os utilizadores verificaram que os televisores tinham entrado em sobreaquecimento e reportaram o ocorrido.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico