Chega hoje às lojas europeias o novo comando da Sony para a PlayStation. O Move custa 39,90 euros em Portugal e pretende fazer frente aos sistemas dotados de sensores de movimento das rivais Nintendo e Microsoft.

A par do Move chega também um comando de navegação, concebido para se utilizar em conjunto com o comando de movimento, e que custa 29,99 euros.

Depois da pioneira Nintendo ter introduzido o conceito com sucesso, a Sony entra, assim, na guerra dos sistemas de comando com sensores, antecipando-se à Microsoft cujo Kinect só estará à venda a partir de Novembro.

"Uma das grandes vantagens [em comparação com o Kinect] é que o comando tem maior rigor, precisão e sensibilidade", referiu Gonçalo Fialho, director de marketing da PlayStation, em entrevista ao jornal i. Isto vai permitir, acredita a Sony, lançar jogos mais complexos e ricos adequados ao sistema.

Tentando convencer os consumidores da primazia do seu produto, a Sony criou inclusive um site específico onde evidencia os atributos do Move por comparação às estratégias "sem comandos nenhuns", numa clara alusão ao sistema da Microsoft.

"Podes imaginar jogar sem botões? Como é que controlavas o jogo? Como é que disparavas uma arma? 'Pum', 'Pum'. Mas somos o quê? Mimos?", são algumas das "indirectas" dadas quando se carrega num dos botões do Move apresentado online.

Na estratégia da PlayStation para Portugal, destaque-se a abertura de um laboratório de entretenimento na LX Factory, em Lisboa, chamado Move Lab, com o intuito de mostrar aos utilizadores o novo comando em acção. A ideia da Sony Portugal é vender, pelo menos, 75 mil sistemas PlayStation Move até ao final do ano.

Fica também a indicação de que, até final do ano, serão postos no mercado luso cerca de 20 jogos específicos para o Move, entre eles o TV Superstars, onde pela primeira vez haverá personagens made in Portugal. Teresa Guilherme, João Manzarra e Cláudia Vieira estão entre as personalidades que aceitaram participar neste desafio da PlayStation.