A Sony Computer Entertainment
(SCEI) anunciou ontem que irá lançar no dia 15 de Maio uma versão actualizada
da sua consola de jogos PlayStation2 a ser comercializada, por enquanto apenas no
Japão. Esta nova máquina será a primeira grande actualização efectuada pela
companhia desde que a PlayStation foi introduzida no mercado à três anos
atrás.

Disponível por um preço de 25 mil ienes (192,90 euros) - excluindo impostos -, a SCPH-5000 melhora a capacidade de reprodução de DVDs do leitor incorporado. Enquanto que a consola actual apenas aceita discos de DVD-Video, a nova versão acrescenta suporte para os formatos graváveis e regraváveis DVD-R, DVD-RW, DVD+R e DVD+RW. Contudo, não suporta DVD-RAM.

Segundo os responsáveis da companhia, o leitor actual consegue ler alguns
destes discos mas não apresenta estabilidade, pelo que a SCEI nunca suportou oficialmente até agora qualquer desses formatos. A máquina também suporta a reprodução de imagens vídeo do tipo progressive-scan de DVDs, o que oferece uma melhora qualidade e resolução para os utilizadores que possuam um televisor compatível.

Para além disso, a nova PlayStation2 é mais silenciosa graças a um novo
design e a um melhor controlo do fluxo do ar e o controlo remoto foi modificado de forma a acrescentar-lhe um botão para ligar e desligar a consola e outro para ejectar o disco. Até agora, para realizar essas funções era necessário ir do sofá até à consola.

Outra novidade no controlo remoto é o facto de incorporar um receptor de raios infravermelhos, o que tornou desnecessária a anterior unidade receptora ligada à porta controladora, ficando esta livre para sessões multijogador. Ao mesmo tempo, a Sony retirou o conector iLink - também conhecido por IEEE1394 ou Firewire - da consola. Segundo a companhia, as capacidades para as quais pretendia utilizar o iLink podem ser agora concretizadas pelos utilizadores através das redes de banda larga.

Nos planos da empresa, está a possibilidade de introduzir a consola noutros mercados mas até agora nada foi ainda determinado. Em Janeiro, a companhia afirmou que a produção da máquina de jogos tinha ultrapassado as 50 milhões de unidades.

A iniciativa da SCEI de acrescentar funcionalidades à PlayStation 2 surge numa altura em que a concorrente Microsoft acaba de reduzir o preço de retalho da sua consola Xbox na Europa em 20 por cento, para os 203,99 euros.

Notícias Relacionadas:
2002-08-27 - Sony lança adaptador para jogar online com
PlayStation 2

2001-05-21 - Sony e
Cisco adaptam PS2 a protocolo IPv6